Zoo britânico lança plano para impedir papagaios de falar palavrões

30/01/2024 às 10:002 min de leitura

O Lincolnshire Wildlife Park, um zoológico no Reino Unido, tem enfrentado um problema curioso: seus papagaios-cinzentos africanos têm falado tantos palavrões por dia que isso se tornou um incômodo para aqueles que estão por perto. Essas criaturas são conhecidas pela sua inteligência, natureza social e capacidade de aprender palavras.

Agora, como uma forma de lidar com essa situação, o zoológico espera poder "diluir" os palavrões dos papagaios, adicionando-os a um bando maior. No entanto, o CEO do Lincolnshire Wildlife Park, Steve Nichols, disse em entrevista à BBC que a estratégia pode acabar tendo o efeito reverso.

Palavrões por todos os lados

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Logo ao chegar no recinto dos papagaios-cinzentos, os visitantes do zoológico podem encontrar placas alertando sobre a natureza "infame" dos animais ali presentes e sobre os palavrões que eles se tornaram acostumados a proferir: "Todos os palavrões comuns podem ser ouvidos neste aviário, então, por favor, esteja ciente se você for uma pessoa de natureza sensível". 

Em declaração à imprensa, Nichols comentou a respeito do plano para diminuir o linguajar ofensivo das aves. "Poderíamos acabar com 100 papagaios xingadores em nossas mãos ao colocá-los com um novo grupo ou poderemos resolver o problema. Só o tempo irá dizer", destacou. A história dessas aves xingadoras começou em 2020, quando cinco papagaios-cinzentos chamados Billy, Tyson, Eric, Jade e Elsie foram doados ao zoológico. 

Esses papagaios são altamente conhecidos pela sua capacidade de repetir palavras humanas, mas os funcionários foram pegos de surpresa ao ouvi-los lançarem uma série de palavrões completamente impactantes. Inicialmente, o grupo foi mantido isolado para não afastar os visitantes. Porém, em vez de incomodar as pessoas, os pássaros logo se tornaram a principal atração do Lincolnshire Wildlife Park. 

Nova estratégia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Recentemente, o zoológico adquiriu mais três papagaios-cinzentos chamados Eric, Captain e Sheila. De acordo com Nichols, a ideia era que eles ajudassem a diminuir os palavrões falados pelos membros anteriores, mas as aves se mostraram ainda mais desbocadas que seus antecessores.

“Não são palavrões normais, eram palavrões extraordinários”, brincou Nichols. Mesmo que as aves tenham se mostrado surpreendentemente populares, o zoológico decidiu adicionar os oito papagaios desbocados a um bando de outras 92 aves que não são conhecidas por terem um vocabulário grosseiro na esperança de que seus xingamentos diminuam com o tempo. Os papagaios-cinzentos foram grupos de até 1 mil aves na natureza, onde se comunicam frequentemente por meio de diferentes chamados.

Nichols suspeita que os xingamentos dos oito animais diminuirão à medida que eles se integrarem aos outros, embora provavelmente não desapareçam por completo. “[Uma vez] que está em seu vocabulário, geralmente está lá para sempre”, disse ele. Ainda assim, ele reconheceu que é possível que todos os outros papagaios possam aprender um ou outro palavrão ao longo desse processo, o que transformaria o aviário em um verdadeiro local para adultos.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: