6 usos cotidianos do Pi, o número mais famoso do mundo

03/02/2024 às 10:002 min de leitura

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o Pi (3,14159265359…), o número mais famoso do mundo, nada mais é do que a razão entre a circunferência e o diâmetro de um círculo. Logo, ele é um número irracional com dígitos infinitos, sem nenhum padrão específico e representado por uma letra grega.

Mas, assim como muitas coisas existentes na matemática, para qual propósito ele serve? Embora Pi seja um número, isso não significa que ele só pode ser usado em contas. Na lista abaixo, nós separamos algumas das áreas onde ele também possui aplicações.

1. Astrofísica e astronomia

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como Pi é um número infinito, ele nos ajuda no estudo das infinitas estrelas do universo. Esse número já foi usado pelos primeiros astrônomos para estudar a Terra e a sua rotação, bem como suas órbitas. Ele ainda ajuda na busca de novos planetas e suas atmosferas fora do nosso Sistema Solar.

A NASA, por sua vez, usa o Pi para calcular a trajetória de uma espaçonave, para medir crateras e aprender sobre a composição dos asteroides. 

2. Genética

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Você fazia ideia que o Pi pode ser encontrado em nosso corpo? Segundo pesquisadores, o número aparece na estrutura mais básica do ser humano: o DNA, que dá instruções biológicas tornando cada espécie única. Normalmente, o DNA tem 1,8 metro de comprimento e forma o núcleo da célula do nosso corpo com apenas 10 mícrons de diâmetro médio.

Para que ele possa caber nessa área, ele se enrola para formar nucleossomos que se parecem com um colar. Esta corda é 1,5 vezes Pi mais curta que o nosso DNA. 

3. Probabilidade e estatística

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O Pi é frequentemente chamado de número mágico e não só ajuda em cálculos e números, mas também aparece em muitas equações fundamentais que nada têm a ver com círculos. Ele tem muita importância nas estatísticas e também é amplamente utilizado em análises combinatórias.

Por exemplo, o Pi é usado por estatísticos para rastrear a dinâmica populacional e ocorre nas tabelas de mortalidade. 

4. Estrelato em Hollywood

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Nenhum número se tornou tão famoso em Hollywood como Pi, a fonte de inspiração do diretor Darren Aronofsky em seu filme Pi (1998), que gira em torno da vida de um matemático que queria desvendar os padrões de vida regidos por esse número único. Em 1995, o filme The Net, estrelado por Sandra Bullock, também tem o Pi como centro da trama. 

O famoso autor Mike Keith também usou os primeiros 10 mil dígitos do Pi para escrever um livro inteiro chamado Not a Wake. Essas são apenas algumas das vezes que esse número aparece no mundo do entretenimento.

5. Moda e acessórios

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Muitas pessoas acreditam que o mundo da moda não é para nerds. Contudo, o Pi cruzou os livros didáticos da matemática e também entrou nesse segmento. A famosa marca francesa Givenchy, por exemplo, fabrica uma colônia para homens com o nome do número.

Existem vários outros itens com o tema Pi, como acessórios de moda, roupas, camisetas, bolsas, lenços, relógios, chaveiros e joias. Logo, Pi está por toda a parte. 

6. Natureza

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Qualquer coisa que tenha diâmetro e circunferência pode ter Pi aplicado a ela. Logo, esse número pode ser encontrado no arco-íris, na Lua, no Sol, na pupila de nossos olhos e até mesmo nas gotas de chuva que caem do céu. Também podemos encontrá-lo no som de um coração pulsante ou de um planeta orbitando uma estrela.

Apesar de não podermos ver o Pi a olho nu, dependemos dele em todos os aspectos de nossa vida. Não é estranho como uma proporção numérica rege tudo ao nosso redor?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: