Apenas para os fortes: assista a uma cirurgia de prótese total do joelho

01/08/2014 às 11:232 min de leitura

Você já deve ter visto aqui no Mega Curioso incontáveis matérias sobre medicina, incluindo algumas sobre cirurgias — como foi o caso de uma publicação recente de um vídeo que mostra um transplante de coração completo. Pois desta vez encontramos um filminho que foi capturado por um cirurgião enquanto ele realizava um procedimento bem diferente e menos delicado do que esse que mostramos anteriormente.

O vídeo que você vai ver — recomendado apenas para os fortes, pois as imagens são extremamente chocantes! — mostra um procedimento conhecido como cirurgia de prótese total do joelho, e foi realizado no Bega District Hospital, localizado na Austrália.

Aliás, quando você bater o olho na caixinha de ferramentas utilizada pelo médico — que lembra as que são usadas por marceneiros! —, vai entender o motivo de termos nos referido a esta intervenção como sendo menos “delicada” do que o transplante de coração. Preparado?

Sério, caro leitor, se você tiver estômago fraco, não assista ao vídeo!

Só para que você entenda o que aconteceu durante a cirurgia, segundo Dr. Adriano Leonardi — ortopedista especialista em joelho — descreve em seu site, depois que o paciente é anestesiado, o cirurgião então substitui as partes danificadas da articulação por peças de metal e plástico que são moldadas para permitir que o joelho volte a desempenhar suas funções.

1: prótese femoral; 2: superfície articular de polietileno; 3: base de metal.

Entre os materiais utilizados nessas peças, estão o aço inoxidável, o cromo e o titânio, e se você conseguiu assistir ao vídeo até o final, então deve ter percebido que o cirurgião também usa um cimento ósseo para fixar tudo no lugar. Outro material usado é o polietileno, um tipo de plástico atóxico e muito resistente que também faz parte da prótese.

No caso da cirurgia do filme, o ortopedista realizou o procedimento assistido por computador e, como você viu, ele usou um equipamento para tomar medições e realizar leituras diversas vezes enquanto operava. Outra informação interessante é que como a câmera estava presa a um capacete usado pelo médico, a visão que temos durante o filme é bem próxima à da que ele teve quando estava trabalhando.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: