As 6 páginas mais populares da Wikipédia em 2023

16/12/2023 às 08:003 min de leitura

Desde o surgimento da internet como uma ferramenta mais concreta na busca pela informação, poucas páginas tiveram o mesmo sucesso que a Wikipedia quando o assunto é fornecer dados relevantes para os internautas. Afinal, a enciclopédia colaborativa do mundo digital possui qualquer tipo de informação que você está buscando.

E você quer saber quais foram os temas mais pesquisados de 2023? Desde a Copa do Mundo de Críquete até a ascensão do ChatGPT, aqui estão as seis páginas que mais receberam acessos na Wikipédia ao longo deste ano!

6. Copa do Mundo de Críquete

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Para a surpresa dos aficionados por esporte, a página que mais recebeu acessos dentro desse segmento foi a Copa do Mundo de Críquete, o campeonato internacional organizado pela One Day International (ODI). Assim como no futebol, esse evento ocorre a cada quatro anos, com novas sedes para cada edição.

Como a última edição foi realizada em 2023, muitas pessoas se interessaram por buscar saber mais sobre a história da competição e como ela funciona. Por esse motivo, a página na Wikipédia do campeonato recebeu 26 milhões de acessos.

5. Oppenheimer (Filme)

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Entre os vários filmes que despontaram com excelentes avaliações em 2023, um parece ter chamado mais atenção dos espectadores por conta de sua história: Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan e protagonizado por Cillian Murphy no papel do cientista J. Robert Oppenheimer. O longa-metragem conta mais sobre a história do Projeto Manhattan, empreendimento da Segunda Guerra Mundial que desenvolveu as primeiras armas nucleares.

O filme foi aclamado pela crítica e arrecadou mais de US$ 953 milhões em bilheteria no mundo todo, tornando-se o terceiro filme de maior bilheteria do ano. A página na Wikipédia, por sua vez, teve 28,3 milhões de acessos. 

4. Premier League Indiana

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Uma prova de que 2023 foi o ano do críquete é porque a quarta página mais acessada da Wikipédia neste período foi a da Premier League Indiana (IPL), a liga masculina disputada por dez times de franquia baseados em cidades diferentes em território indiano. Fundada em 2007, a competição é geralmente realizada no verão, entre março e maio de cada ano.

Além de ser a liga de críquete mais popular do mundo, o campeonato também ganhou notoriedade porque a Índia foi sede da Copa do Mundo de Críquete de 2023. Sendo assim, a página da IPL recebeu 32 milhões de acessos na Wikipédia neste ano.

3. Copa do Mundo de Críquete de 2023

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Falando nela, a Copa do Mundo de Críquete de 2023 foi disputada na Índia e quem se consagrou campeão foi a Austrália — ganhando a taça pela sexta vez na sua história. A final ocorreu no Estádio Narendra Modi, em Ahmedabad, no dia 19 de novembro. Para a infelicidade do público presente, a Índia acabou sendo vice-campeã dentro de casa, perdendo a chance de conquistar o torneio pela terceira vez na sua história.

Ao todo, a página da Copa do Mundo de Críquete de 2023 recebeu mais de 38 milhões de acessos na Wikipédia.

2. Mortes em 2023

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Assim como em todos os anos, pessoas morrem o tempo todo e alguns casos costumam envolver figuras notáveis. Com isso, despedidas marcantes foram vistas ao longo de 2023 nas mais diversas áreas, inclusive afetando algumas figuras emblemáticas do cenário brasileiro. Por exemplo, a "rainha do rock brasileiro", Rita Lee, nos deixou aos 75 anos no dia 8 de maio, vítima de um câncer no pulmão.

Essa mesma doença causou a morte da jornalista e apresentadora Gloria Maria, um ícone da televisão nacional, no dia 2 de fevereiro. Quem também faleceu em 2023 foi Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco da Gama e um grande nome do futebol brasileiro, aos 68 anos. A página de mortes em 2023 da Wikipédia recebeu 42,6 milhões de acessos.

1. ChatGPT

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O grande vencedor de 2023 não poderia ser outro: o ChatGPT. Embora tenha sido lançado oficialmente no dia 30 de novembro de 2022, esse foi o ano em que as inteligências artificiais (IA) tomaram conta do mundo e têm demonstrado cada vez mais o que são capazes de fazer. Em janeiro de 2023, o ChatGPT já havia se tornado o aplicativo de software de consumo de crescimento mais rápido da história, conquistando mais de 100 milhões de usuários.

A ferramenta é creditada por iniciar a "Primavera da Inteligência Artificial", que levou a um desenvolvimento rápido e sem precedentes no campo da IA. Neste ano, a página do ChatGPT na Wikipédia teve 49,4 milhões de visualizações. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: