Qual é a diferença entre vinagrete e molho à campanha?

14/02/2024 às 13:002 min de leitura

No calor do verão, não há nada como realizar um belo churrasco entre amigos e familiares, não é mesmo? Nesses encontros, pão de alho, linguiça, queijo coalho e uma bela peça de carne costumam ser ingredientes indispensáveis. Mas há outra peça que pode incrementar tudo de bom que existe em um churrasco: o vinagrete, ou o molho à campanha.

Porém, qual é o nome correto para essa receita? A verdade é que existe uma disputa regional, mesmo que indireta, pelo nome desse prato. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que essas são receitas diferentes que, embora muito parecidas, carregam suas particularidades.

Diferenças entre vinagrete e molho à campanha

Getty Images(Fonte: Getty Images)

Devido à miscigenação entre diferentes culturas e regionalismos no Brasil, o conceito clássico do "vinaigrette" francês foi misturado ao molho à campanha do Brasil. Inclusive, isso fez com que muitos brasileiros acreditassem que ambos sejam o mesmo prato, apesar das receitas mostrarem algumas diferenças marcantes. Se em São Paulo usa-se vinagrete e no Rio de Janeiro molho à campanha, as diferenças podem não ficar apenas no nome.

O vinagrete é uma receita que usa a mistura de ácido com óleo, somado a uma base de ingredientes que podem remeter a uma salada. Dependendo da região, os ingredientes usados nessa receita podem variar um pouquinho, mas é inevitável existir uma mistura de azeites e óleos com o ácido de vinagres ou suco de limão.

De acordo com especialistas, um vinagrete só pode ser assim chamado se a sua mistura incluir uma medida de ácido para três medidas de óleo. Sendo assim, independentemente do método de preparo, caso apresente algo diferente disso, já pode ser chamado de molho à campanha por servir como uma adaptação.

Tradicionalismo brasileiro

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Uma receita tradicional de molho à campanha deve conter tomates, cebolas e pimentões picadinhos marinados no vinagre e no óleo. Essa receita se assemelha mais ao pico-de-gallo mexicano — que costuma levar também coentro, pimenta e grãos de milho — ou até mesmo ao pebre chileno — feito com coentro, tomate, cebola, vinagre e pasta de pimenta.

Em outros países, o molho à campanha também pode ser chamado de "brazilian sauce", o molho brasileiro tradicionalmente servido com carnes e churrasco. Sua variação de ingredientes e formas de preparo é infinita, assim como os pratos que ele pode acompanhar. Isso mostra bastante a variedade cultural do Brasil e como a receita pode se adaptar a cada região.

Já o tradicional vinagrete francês, por sua vez, é mais visto como uma emulsão que utiliza líquidos de diferentes densidades e muitas vezes também acrescido de mostarda Dijon. Na cultura francesa, esse molho serve mais como um acompanhamento para saladas do que para carnes. Logo, em termos gerais, o que nós mais vemos por aí em território brasileiro é o nosso tradicional molho à campanha, e não o vinagrete francês. Mas quem realmente liga para isso se o importante mesmo é saborear essa deliciosa receita com algo bem suculento, não é mesmo?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: