Será que é realmente possível morrer de tanto rir?

25/03/2023 às 07:002 min de leitura

Todo mundo já escutou a famosa expressão "morrer de rir", mas existe alguma verdade por trás dela? 

Em 1975, o britânico Alex Mitchell assistia a um programa de comédia na TV quando acabou falecendo após um ataque de riso de cerca de 25 minutos. A esposa do homem afirmou que o médico teria dito que as risadas foram demais para o coração dele, e que isso poderia acontecer com qualquer pessoa. Essa morte inusitada chocou e chamou a atenção do mundo todo, mas será que isso é uma possibilidade real?

Ligações com problemas de saúde

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Segundo o Dr. Jorge Antonio Gutierrez, professor assistente de cardiologia na Escola de Medicina da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, rir até a morte é altamente improvável, mas pode, sim, agravar doenças pré-existentes que podem ser fatais. 

Gutierrez explicou que o riso pode aumentar a pressão intratorácica, e se uma pessoa tiver um aneurisma da aorta, essa pressão pode se transmitir para o sistema vascular e causar um ataque cardíaco. No entanto, o professor explica que, nesse caso, o riso apenas exacerbou a condição, e a pessoa passaria por essa situação eventualmente, com ou sem um ataque de gargalhadas.

Apenas um caso de morte por risada foi relatado na literatura médica: uma mulher de 50 anos estava tomando medicamentos que podem causar batimentos cardíacos irregulares e um ataque prolongado de riso causou uma arritmia fatal.

Então, se a possibilidade é tão pequena e está normalmente ligada a outros problemas graves de saúde, o que realmente aconteceu com Mitchell? A resposta finalmente pode ter surgido em 2012, quando sua neta foi diagnosticada com Síndrome do QT Longo, uma anormalidade hereditária no sistema elétrico do coração que pode cursar com arritmias graves até em indivíduos jovens e saudáveis, o que explicaria o falecimento do britânico.

Os riscos da risada

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Embora ter um ataque de riso fatal possa ser muito difícil, essa ação por longos períodos pode causar outros problemas de saúde, como a contração das cordas vocais, bloqueando a passagem de ar, ou até a aspiração de comida para a traqueia. Certos distúrbios do tecido conjuntivo, como a síndrome de Ehlers-Danlos, podem causar reações adversas a picos de pressão arterial, mas isso não está limitado apenas a gargalhadas.

Portanto, não é preciso se preocupar com rir até a morte. Mas é sempre importante lembrar que qualquer ato em excesso pode desencadear problemas em pessoas que já possuem doenças cardíacas ou outras condições pré-existentes. O importante é sempre manter um equilíbrio saudável e ter moderação em todas as coisas, e infelizmente, isso também inclui as risadas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: