Por que nunca mais ouvimos falar de desenhos em plantações?

15/08/2023 às 12:002 min de leitura

Se você é do tipo de pessoa que adora ouvir a respeito das teorias sobre OVNIs e contatos extraterrestres com seres humanos, provavelmente já deve ter lido muito a respeito dos círculos em plantações que se tornaram extremamente famosos no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Naquela época, era bastante comum ler notícias de áreas rurais que acordaram com esses estranhos padrões impressos nos campos de plantação em todas as partes do mundo — o que vai dos Estados Unidos até o Japão. Contudo, em 2023, é bem difícil ouvirmos falar qualquer coisa sobre esses fenômenos. Então, o que realmente aconteceu? Entenda!

Padrões misteriosos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Quando falamos sobre extraterrestres e vida fora do nosso planeta, algumas coisas são mais difíceis de explicar do que outras. No entanto, os círculos em plantações não estão exatamente entre os tópicos mais complexos que já conhecemos. Afinal, eles nada mais eram do que um tipo de arte paisagística feita pelos próprios humanos.

Essa não é uma perspectiva muito popular entre os amantes das teorias de conspiração, que ainda consideram esses círculos como evidências concretas de visitas alienígenas. No entanto, não há qualquer evidência científica até hoje que apoie esses pensamentos malucos.

Em vez disso, existem histórias que apareceram com o passar do tempo para negar essa realidade paralela. No início do século XX, o interesse por OVNIs havia disparado de uma vez por todas e as pessoas cada vez mais buscavam sinais de que os humanos não eram a única espécie inteligente no Universo. Logo, "fenômenos" como os círculos se tornaram bastante convenientes. 

Descobrimento da farsa

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em 1976, dois ingleses estavam tomando uma cerveja quando decidiram bolar um plano "alienígena". A ideia de Doug Bower e Dave Chorley era usar pranchas de madeira com cordas presas a elas para marcar círculos nas plantações nos campos perto de Conholt, que marca a fronteira de Hampshire e Wiltshire. 

Para isso, eles seguravam as cordas enquanto pisavam nas pranchas, aplicando pressão suficiente para dobras os talos das plantações, mas não necessariamente quebrá-los. Mais tarde, Bower e Chorley afirmaram ter criado mais de 200 padrões ao longo dos anos.

Contudo, os golpistas só foram confessar a pegadinha em 1991 em uma reportagem publicada pelo jornal britânico Today. Em uma época anterior às mídias sociais, a brincadeira se tornou "viral" sem ter argumentos contrários e passou a ser replicada rapidamente por outras pessoas ao redor do planeta.

Apesar das alegações dos fãs de OVNIs de que esses padrões não poderiam ter sido feitos por humanos, ao que parece os únicos materiais necessários para tal feito são um pouco de madeira e corda. Atualmente, os círculos nas plantações se tornaram muito mais um símbolo de arte paisagística do que uma evidência concreta da existência de alienígenas — o que pode soar menos interessante, mas inegavelmente bonito.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: