Quais são os brinquedos mais antigos do mundo?

22/08/2022 às 02:003 min de leitura

Brincar é um hábito que surgiu já no início da humanidade. Há até um conceito científico que define este ato: ele envolve o desenvolvimento de um comportamento agradável, repetido sem razão aparente, além de entreter aquele que brinca

As brincadeiras e jogos podem servir para incontáveis coisas: para trabalhar aptidões motoras e físicas, para estimular a criatividade e a independência, para aprender sobre a vida adulta e apenas para se divertir mesmo. Podem ocorrer com o auxílio de objetos (os brinquedos) ou não.

Ao longo de milênios, o homem criou inúmeras brincadeiras que o auxiliaram nesta atividade tão gratificante. O mais curioso é que, por centenas de anos, não havia brinquedos específicos pensados para as crianças: elas costumavam se divertir com objetos que eram também destinados aos adultos.

Neste texto, falamos sobre quais são os brinquedos mais antigos que a história já identificou.

1. Chocalho

a(Fonte: Digventures)

Durante escavações feitas na cidade de Kültepe Kanis-Karum, que fica na atual região da Turquia, arqueólogos encontraram um chocalho de cerâmica que data de 4.000 anos. Eles acreditam que este pode ser o brinquedo infantil mais antigo que já foi descoberto.

O chocalho é formado por pequenos seixos e faz barulho quando sacudido, e foi localizado numa região em que, há 4.000 anos, havia um assentamento com uma população de 70 mil pessoas, que vivia tendo como base o comércio. Acredita-se que o chocalho pode ter servido para entreter os bebês das famílias.

2. Gravetos

a(Fonte: Clickhole)

Qualquer um que conviva com crianças sabe que elas adoram recolher gravetos para utilizar em suas brincadeiras. Dá para se usar um graveto para fazer uma varinha mágica, uma arminha, uma boneca, um personagem, um talher, etc. 

Por conta disso, a National Toy Hall of Fame (um "hall da fama" dos brinquedos) colocou os pauzinhos de madeira entre os mais antigos brinquedos que já foram identificados. Trata-se, sem dúvida, de uma prova viva da criatividade das crianças, capazes de inventar tantas coisas com um objeto tão simples.

3. Bonecas

s(Fonte: Quora)

As bonecas são também brinquedos muito antigos: as primeiras que foram identificadas datam de 2 mil anos antes de Cristo. Elas já foram encontradas em diversas culturas antigas e eram fabricadas de vários materiais, como madeira, tecido e argila.

Em comum, estes objetos servem para representar cópias pequenas dos humanos, e foram adotados pelas crianças como uma espécie de "treino" para a vida adulta. Uma curiosidade é que muitas dessas bonecas antigas não eram destinadas aos pequenos: elas pertenciam a sacerdotes, curandeiros e feiticeiros, e as crianças nem podiam chegar perto delas.

Em 2004, arqueólogos identificaram uma cabeça de boneca de pedra na vila italiana de Pantelleria que seria a mais antiga já encontrada, datando de 4.000 anos. Ela estava enterrada entre utensílios de cozinha em miniatura, o que também pode ser um indício de que ela era usada em brincadeiras infantis, e não por adultos.

4. Bolas

a(Fonte: Aventuras na História)

Por muito tempo, as crianças adotavam objetos de uso dos adultos para brincar. Por isso, acredita-se que as bolas estejam entre os primeiros brinquedos criados intencionalmente para as crianças. Elas remontam mais ou menos a 4 mil anos antes de Cristo, que seria a época de origem de uma pequena bola encontrada no túmulo de uma criança no Egito.

Os antigos egípcios, aliás, já tinham jogos em que utilizavam bolas feitas de papiro e de tecido como linho, e que costumavam distrair os pequenos. Já as primeiras bolas de borracha foram criadas por povos da América Central há 3,7 mil anos. As crianças desta época, inclusive, costumavam brincar com elas em quadras de pedra.

6. Areia

a(Fonte: Freepik)

Por incrível que pareça, o National Toy Hall of Fame também elegeu a areia pré-histórica como um dos brinquedos mais antigos do mundo. Segundo a entidade, desde o começo da humanidade, crianças no mundo todo usaram areia para brincar, tornando-a um brinquedo de alcance universal. Se formos pensar bem, faz todo o sentido.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: