'Chupe minha língua': Dalai Lama pede desculpas após polêmica com criança

10/04/2023 às 08:002 min de leitura

O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, publicou hoje (10) um pedido de desculpas após um vídeo no qual pede para que uma criança chupe sua língua circular nas redes sociais, gerando revolta na internet.

Em seu perfil oficial no Twitter, a equipe do religioso de 87 anos publicou uma nota oficial sobre o caso. "Um trecho de vídeo que vem circulando mostra uma reunião recente, na qual um menino pediu à Sua Santidade um abraço," começa a explicação, curiosamente omitindo a parte mais polêmica da gravação.

O texto segue afirmando que o Dalai Lama "deseja se desculpar ao menino e à sua família, bem como aos muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado." A equipe do monge disse ainda que ele "frequentemente provoca as pessoas com quem se encontra de um jeito inocente e brincalhão, mesmo em público e em frente às câmeras," afirmando ainda que ele "se arrepende do incidente."

Dalai Lama é criticado na internet após beijo em criança

Apesar de o vídeo só ter começado a circular na internet recentemente, o caso ocorreu no final de fevereiro deste ano. Na ocasião, o líder budista se reuniu com jovens estudantes em um templo em Dharamshala, na Índia, e uma das crianças pediu para abraçar o Dalai Lama. Após o abraço, o religioso beijou a criança na boca e em seguida pediu para ela chupar sua língua.

O caso vem gerando bastante revolta em todo o mundo, com usuários da internet se mostrando desapontados e enojados com a atitude do Dalai Lama. No Twitter, brasileiros vêm criticando o monge, afirmando que "é nisso que dá tratar reles mortais como divindades" e que "se você 'não for capaz' de julgar como repugnante (independente do contexto), o problema tá é em você."

Outros usuários de diversas nacionalidades também questionam a conduta do líder espiritual tibetano. Em resposta ao pronunciamento oficial da equipe do religioso, várias pessoas enviaram mensagens repudiando o ocorrido. "O menino pediu um abraço e você perguntou se ele queria 'chupar sua língua.' E é essa a sua ideia de pedido de desculpas?", perguntou uma usuária, enquanto outro apontou que "não foram apenas suas palavras, mas suas ações pedófilas."

Na mesma rede, o youtuber budista brasileiro Amigo Monge, cujo canal traz informações sobre o budismo sob uma ótica mais descontraída e com referências à cultura pop, também se posicionou contra a atitude do líder religioso. "Beijo na boca, selinho, (seja em adulto ou criança) 'and now suck my tongue' não fazem parte da cultura tibetana," afirmou, dizendo ainda que não vai "passar pano" para o ato.

Esta não foi a primeira vez em que o líder espiritual tibetano se envolveu em polêmica. Em 2019, durante uma entrevista à BBC, ele afirmou que caso o seu sucessor seja uma mulher, ela teria que ser "atraente."

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1989, ele é a figura central do movimento pela autonomia do Tibete, que em 1951 foi totalmente anexado pela China. Desde então, Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, vive exilado na Índia.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: