5 mensagens escondidas em pinturas renascentistas

08/11/2023 às 04:303 min de leitura

Pinturas renascentistas são um prato cheio para quem gosta de teorias da conspiração. Elas são cheias de significados religiosos em cada detalhe, mas além disso, algumas obras ainda contêm mensagens escondidas — pelo menos de acordo com algumas pessoas mais, digamos, criativas. Conheça 5 obras renascentistas nas quais se encontram possíveis mensagens escondidas.

1. Nossa Senhora e um óvni

A Madonna com São Giovannino, de Domenico Ghirlandaio. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)A Madonna com São Giovannino, de Domenico Ghirlandaio. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Domenico Ghirlandaio foi um dos grandes pintores mestres renascentistas italianos. Ele teve entre seus discípulos ninguém menos que Michelangelo e Francesco Granacci. Apesar de sua profícua obra, uma das pinturas que mais chama a atenção é a Madonna com São Giovannino. O quadro retrata Maria com o menino Jesus e um pequeno São João Batista. No entanto, porém, quem rouba a cena é um elemento no fundo do quadro que muitos acreditam ser um objeto voador não identificado.

Detalhe da pintura. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Detalhe da pintura. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Em uma primeira análise, o círculo escuro poderia se tratar de uma nuvem, mas uma observação mais cuidadosa mostra o formato estranho e a aparente emissão de raios de luz do objeto. Outro elemento que corrobora com a visão de que o círculo é algo estranho é um pequeno observador no fundo da imagem, que parece tapar o sol com a mão para poder olhar melhor para o objeto.

2. Criação de Adão

Michelangelo, A Criação de Adão (1508-1512). (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Michelangelo, A Criação de Adão (1508-1512). (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Uma das pinturas mais famosas do mundo é a Criação de Adão, feita por Michelangelo no teto da Capela Sistina. A imagem pode esconder uma mensagem secreta ou uma crítica do autor à Igreja. A capa em que Deus está flutuando com os anjos forma a figura exata de um cérebro humano. Pesquisadores apontam para os vários detalhes que reforçam esta noção, como o anjo que está à direita e abaixo de Deus com um pano sendo uma representação fiel da artéria vertebral e outros formando a glândula pituitária. 

Há duas interpretações possíveis para esta mensagem: uma é que Deus criou Adão e lhe deu o intelecto; e outra é que seria uma crítica de Michelangelo à rejeição que a Igreja tinha pela Ciência.

3. O casal Arnolfini

Jan van Eyck, O Casal Arnolfini (1434. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Jan van Eyck, O Casal Arnolfini (1434. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Esta pintura de 1434 retrata o rico comerciante Giovanni Arnolfini e sua esposa Giovanna Cenami. Em um espelho no fundo do quadro é possível ver o reflexo do pintor Jan van Eyck, com a mão levantada e outra pessoa. Na Renascença, não era raro que os pintores mais famosos se incluíssem de forma escondida nos quadros. 

Porém, outro detalhe desta famosa pintura mostra que ela pode ter um significado escondido. Na parede, o pintor deixou a mensagem em latim: "Johannes de Eyck fuit hic 1434", que pode ser traduzida como "Jan van Eyck esteve aqui em 1434". Uma das teorias é que a pintura serviria como uma prova do casamento do casal, que se deu em segredo, e o pintor e a outra pessoa seriam as duas testemunhas do ocorrido.

(Fonte: WikimediaCommons/Reprodução) WikimediaCommons 

Detalhe da pintura. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

4. Uma afronta ao empregador

Pintura do profeta Zacarias por Michelangelo. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Pintura do profeta Zacarias por Michelangelo. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Outra aparição de Michelangelo e da Capela Sistina na lista, mas agora com uma mensagem menos religiosa. O papa Júlio II encomendou a pintura do teto da capela para Michelangelo; no entanto, ele era muito odiado por várias pessoas, incluindo o pintor. Como uma afronta ao empregador, Michelangelo pintou o profeta Zacarias à semelhança do papa e fez um pequeno anjo atrás dele fazendo um gesto de colocar o dedão entre o indicador e o dedo do meio. Este gesto era uma ofensa na Renascença, algo como mostrar o dedo do meio atualmente.

5. Provérbios neerlandeses

Pieter Bruegel, Provérbios Neerlandeses (1559). (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Pieter Bruegel, Provérbios Neerlandeses (1559). (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Pieter Bruegel é um dos mais importantes artistas da pintura renascentista. Uma de suas obras mais conhecidas contém uma série de mensagens escondidas. A pintura Provérbios neerlandeses, de 1559, retrata pelo menos 112 provérbios em diversas cenas espalhadas na representação de uma vila. Estão ilustrados dizeres simples e que ainda permanecem, como "matar duas moscas com um só golpe" e "nadar contra a maré", até provérbios mais irônicos e maliciosos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: