5 eventos históricos famosos que nunca aconteceram de verdade

26/01/2024 às 03:002 min de leitura

A história da humanidade está sempre sob mudanças. Isso não significa apenas que a verdade pode estar sendo ocultada pelos novos donos do poderio informativo, mas que a compreensão da nossa espécie sobre coisas que aconteceram anteriormente na sociedade está em constante movimento.

Sendo assim, o que era certo para uma época talvez não se encaixe mais no padrão atual. Os heróis de um tempo logo se tornam vilões e histórias que nem mesmo existiram passam a ser vinculadas por aí. E quando uma mentira é contada várias vezes, ela acaba se tornando verdade por engano. Com isso em mente, veja só cinco eventos históricos famosos que nunca aconteceram de verdade!

1. George Washington e a cerejeira

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Uma das lendas mais conhecidas sobre honestidade e integridade nos Estados Unidos envolve George Washington e uma cerejeira. De acordo com a história popular, ele teria danificado a árvore de seu pai com uma machadinha, admitindo o crime quando foi confrontado. Aí surgiu a famosa frase: "Não posso mentir".

Porém, essa narrativa encantadora é uma grande invenção criada pelo escritor Mason Locke Weems na sua biografia de 1800, The Life of Washington. O autor buscou retratar Washington como uma figura virtuosa e criou o incidente para ilustrar seu caráter moral. Contudo, o relato é completamente fictício.

2. Cavalo de Troia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Ao longo da vida, todo ser humano já ouviu falar sobre como os gregos construíram um enorme cavalo de madeira para esconder seus soldados no interior e invadir a cidade fortificada de Troia durante a Guerra de Troia. A estrutura foi entregue como uma suposta oferta de paz, mas na realidade teria sido uma estratégia sagaz para ludibriar os inimigos.

Embora essa história tenha se tornado um símbolo de engano e estratégia, não há qualquer evidência histórica que confirme a existência do Cavalo de Troia. Sendo assim, o conto é amplamente considerado como um mito ou uma história metafórica por pesquisadores. 

3. Pocahontas e John Smith

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Virando até mesmo roteiro para filme da Disney, a história sobre como a indígena Pocahontas se apaixonou pelo colonizador John Smith é algo perpetuado pelo folclore norte-americano. No entanto, muitos historiadores e estudiosos lançaram dúvidas sobre a exatidão do relato de Smith, sugerindo que ele possa ter exagerado ou até mesmo inventado aspectos de suas interações com Pocahontas para promover sua imagem.

Ela teria, de fato, desempenhado um papel importante na mediação entre os nativos americanos e os colonos ingleses, mas a natureza de sua relação com Smith ainda é debatida. 

4. Aniversário de Jesus Cristo

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O Natal tornou-se a data internacional para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, no dia 25 de dezembro. Contudo, evidências históricas e bíblicas sugerem que esta data provavelmente nunca foi o dia real do nascimento de Jesus. Na igreja cristã primitiva, a data exata não era uma preocupação.

Foi apenas no século IV que o Papa Júlio I escolheu o dia 25 de dezembro como um dia simbólico. De acordo com os evangelhos de Mateus e Lucas, é mais provável que a época do ano do nascimento de Cristo teria sido bem mais quente do que as temperaturas de dezembro naquela região. 

5. Os 300 de Esparta

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Embora o filme 300 (2006) tenha mexido com o imaginário de muitas pessoas, toda a coisa dos "300 espartanos" lutando contra milhares de persas nunca aconteceu de verdade. A Batalha de Termópilas definitivamente foi um combate crucial durante as Guerras Greco-Persas em 480 a.C., mas tudo aconteceu de forma diferente do que ficou famoso. 

Os espartanos, liderados pelo rei Leônidas I, faziam parte de uma coalizão grega maior, conhecida como Liga Helênica, que se opôs às forças invasoras persas lideradas pelo rei Xerxes I. De todo modo, a batalha proporcionou um tempo crucial para os gregos, permitindo-lhes se preparar para combates posteriores e repelir a invasão persa. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: