Por que a exposição ao sol deixa o cabelo mais claro?

04/06/2021 às 12:002 min de leitura

Há alguns meses, o Mega Curioso publicou outra matéria sobre coisas que fazem seu cabelo mudar de cor. Naquele caso, falamos sobre o passar do tempo fazer com que os fios escureçam. Hoje, a questão é os cabelos ficarem mais claros. 

Muitas pessoas vão ao salão de beleza e usam produtos para exibirem fios loiros ou, pelo menos, mais claros que o tom natural. Já outras nem precisam disso, já que pegar um solzinho é o suficiente para clarear as madeixas. Contudo, por mais que isso pareça algo positivo, é melhor não recorrer a esse método: o clareamento do cabelo é sinal de que você está se expondo demais ao sol.

A melanina está exausta

Como você talvez já saiba, o que dá cor para nossa pele e nossos cabelos é a melanina — se o seu cabelo é escuro, é porque você tem maior quantidade desse pigmento. Mais do que mudar nosso visual, a melanina protege nossas células da radiação solar. 

A questão é que a melanina só consegue nos proteger até certo ponto. Se você abusar da exposição ao sol, a melanina do seu cabelo não aguenta começa a se quebrar. Com isso, os fios com menor quantidade de melanina podem parecer loiros. Mas, na verdade, eles já não estavam aguentando mais tanta radiação. 

"Chega! Eu não aguento mais tanto soooool!", disse a melanina dos cabelos dessa moça (Imagem: Freepik)"Chega! Eu não aguento mais tanto soooool!", disse a melanina dos cabelos dessa moça (Imagem: Freepik)

Mas e a melanina da pele?

Você talvez esteja se perguntando sobre a melanina da pele. Afinal, nós ficamos com a pele fica mais escura, bronzeada (ou vermelha, no caso dos branquelos), após um dia de sol. Então como é possível que o cabelo fique mais claro por causa disso?

A questão é que nossa pele escurece por conta de um mecanismo de defesa: as células detectam a radiação e aumentam a produção de melanina para se proteger. Mas a pele só faz isso porque tem células vivas, que ainda funcionam normalmente. O cabelo, por outro lado, é feito de células mortas, então o pigmento apenas se quebra. 

Desse modo, por mais que um cabelo mais loiro e uma pele bronzeada seja algo que muitas pessoas desejam, eles são sinais de que a exposição ao sol está além da conta. Por isso, vale a pena usar chapéus e produtos com FPS (fator de proteção solar) para diminuir a radiação sobre suas células — tanto as da pele, como as do cabelo. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: