Veja como 6 animais extintos se pareceriam quando vivos

18/01/2023 às 08:002 min de leitura

A vida na Terra está em constante mudança. Antes de nós nascermos ou sequer pensássemos em existir, criaturas inimagináveis para os nossos padrões atuais andavam pelo solo do nosso planeta e nadavam pelos nossos oceanos. Daqui a milhares de anos, diversas das espécies que conhecemos atualmente também deixarão de existir.

Alguns dos seres vivos do passado evoluíram para animais modernos, enquanto outros desapareceram há milhões de anos. Pensando nisso, o artista gráfico e ilustrador "Paleorex" decidiu tentar trazer algumas dessas criaturas de volta à vida por meio de renderizações 3D vívidas, no que se mostrou ser um trabalho completamente impressionante! Veja só como esses animais se pareceriam quando existiam!

1. Oviraptor

(Fonte: Paleorex/Divulgação)(Fonte: Paleorex/Divulgação)

Conhecido por ser um pequeno dinossauro predador onívoro, o oviraptor tinha o costume de chocar seus ovos de maneira muito semelhante às aves modernas. Essa espécie viveu no final do período Cretáceo, cerca de 100 milhões a 65 milhões de anos atrás, no leste da Ásia.

Seus membros anteriores eram longos e esguios, apresentando garras feitas para rasgar a carne de suas presas. No crânio, esse animal tinha uma crista craniana grande e muito peculiar. 

2. Synthetoceras

(Fonte: Paleorex/Divulgação)(Fonte: Paleorex/Divulgação)

O synthetoceras era um protoceratídeo relativamente grande e já extinto. Essa criatura era endêmica da América do Norte no final do Mioceno — existente há aproximadamente 5 milhões de anos. Essa criatura se assemelhava muito aos cervos de hoje em dia, mas com um detalhe especial: sua peculiar ornamentação na cabeça.

Até onde a ciência sabe, somente os machos apresentavam uma galhada. Essa característica servia basicamente para atrair parceiros e para realizar o reconhecimento de espécies.

3. Velociraptor

(Fonte: Paleorex/Divulgação)(Fonte: Paleorex/Divulgação)

Sendo um dos dinossauros mais conhecidos e icônicos de todos os tempos, os velociraptores eram caçadores ferozes e que dependiam de suas garras mortíferas para perfurar as áreas vitais do corpo de suas vítimas — muito semelhante com o que uma águia faz nos dias de hoje.

Inclusive, os velociraptores compartilhavam muitas características encontradas nas aves modernas, principalmente na anatomia de suas pernas.

4. Tapejara

(Fonte: Paleorex/Divulgação)(Fonte: Paleorex/Divulgação)

De aparência de certa forma semelhante ao casuar-do-sul, o tapejara era um pterossauro brasileiro do período Cretáceo. Sua crista era semicircular e estava posicionada sobre o focinho e uma ponta óssea que se estendia atrás de sua cabeça. 

Eles eram pterossauros relativamente pequenos, apresentando envergadura de apenas 1,3 metros. 

5. Carnotauro

(Fonte: Paleorex/Divulgação)(Fonte: Paleorex/Divulgação)

O carnotauro, definitivamente, era um dos dinossauros carnívoros mais bizarros do período Cretáceo. Com crânio curto e um par de chifres sobre seus olhos pequenos, essa criatura tinha pescoço e omoplatas bem desenvolvidos — mas com braços incrivelmente curtos. 

Para métodos de comparação, nem mesmo os tiranossauros rex tinham braços tão curtos assim. Embora não fossem muito capazes de atacar grandes dinossauros herbívoros, eles eram caçadores velozes e facilmente conseguiam ir atrás de presas menores e ágeis. 

6. Tiranossauro rex

(Fonte: Paleorex/Divulgação)(Fonte: Paleorex/Divulgação)

O tiranossauro rex, cujo nome significa "rei dos lagartos tiranos", foi um dos maiores e mais mortais predadores que já vagaram pela Terra. Esses enormes animais possuíam corpos maciços, dentes muito afiados e mandíbulas poderosas, que seriam capaz de esmagar os ossos de qualquer presa com muita facilidade.

Não é à toa que o t-rex tornou-se uma grande figura do seu tempo, uma vez que basicamente surgiu ao mundo para governar a natureza. Por muito tempo, essa espécie tomou conta da América do Norte no Cretáceo Superior, cerca de 65 milhões de anos atrás. Se não tivessem sido extintos, é difícil imaginar que qualquer criatura atual poderia desafiá-los.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: