5 lições da geologia sobre o aquecimento global

06/06/2023 às 02:002 min de leitura

Dia 30 de maio é celebrado o dia do geólogo. Muito mais do que especialistas em rochas, estes profissionais podem nos ajudar a compreender melhor como o clima no planeta variou nos últimos milhões de anos. Assim, é possível que nós possamos nos preparar para as mudanças que devemos enfrentar pelos próximos anos.

Os geólogos consideram os últimos 50 milhões de anos como um passado recente. Além desse período representar apenar apenas um por cento da idade da Terra, as placas tectônicas não passaram por grandes mudanças. É isso que faz com que este seja o período de tempo mais relevante para entender as variações climáticas do passado. 

Abaixo, você pode conferir cinco lições que a geologia nos oferece sobre o aquecimento global.

1. O clima da Terra é altamente variável

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O período conhecido como Eoceno (56 milhões há 34 milhões de anos) oferece um registro importante e bastante preciso do clima da Terra no passado. A partir de estudos da composição das conchas de corais e outros organismos marinhos, é possível entender como as temperaturas oscilaram. E o que os geólogos percebem é que entre o Eoceno e a última Idade do Gelo (que terminou há cerca de 20 mil anos), o planeta passou de um cenário excepcionalmente quente, para um período excepcionalmente frio. E esse é um padrão esperado para o planeta.

2. A vida resistiu durante os períodos quentes e frios

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Durante o início do Eoceno, a temperatura do planeta estava tão alta, que os fósseis de animais de sangue frio dessa época são encontrados perto das regiões polares. Os registros da vida desse passado indicam que as florestas eram comuns, assim como a presença de regiões desérticas com vegetação esparsa. Durante a Idade do Gelo, grandes mamíferos podiam ser encontrados nas latitudes mais baixas. O clima em mudança fez com que as espécies que não conseguiram se adaptar, desaparecessem, mas também permitiu que muitas outras evoluíssem.

3. O sol influencia menos nas variações do clima, do que os processos que ocorrem no planeta

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O sol é um fator determinante para que a vida possa existir na Terra. Porém, ele pouco interfere nas variações climáticas. A partir do estudo das oscilações do clima durante períodos curtos, é possível verificar que o nosso planeta possui ciclos que se repetem, independentemente dos fatores astronômicos. Para se chegar a essa conclusão, os geólogos comparam as variações do clima com as flutuações regulares na inclinação do eixo da Terra e na forma de sua órbita ao redor do sol.

4. Os climas locais são muito variáveis

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Os registros geológicos são bastante enfáticos: a variação climática é maior em locais específicos. Isso não significa que o clima no planeta como um todo não varie. Mas, o que pode ser observado é que as mudanças nas temperaturas globais induzem mudanças nos padrões de chuva, ventos e correntes oceânicas. E é isso que faz com que um efeito seja maior no ecossistema de uma determinada região do que de outra. 

5. O nível do mar tem aumentado... e deve continuar assim pelos próximos anos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Entre o Eoceno — quando a Antártida praticamente não era coberta por neve — e o auge da Idade do Gelo, os registros geológicos apontam para uma variação dos níveis dos oceanos, de cerca de 180 metros. Isso pode ser comprovado pelos fósseis de animais marinhos em locais longe das costas, assim como pelos depósitos de areia de praia em áreas avançadas dos continentes. Porém, um problema que já pode ser verificado é que os níveis de dióxido de carbono — um dos gases do efeito estufa — aumentaram desde o final da Idade do Gelo. E a geologia demonstra que o derretimento acelera com o tempo e pode durar vários milhares de anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: