6 respostas curiosas para a pergunta: quais são as chances?

28/09/2023 às 06:303 min de leitura

Quando ocorre algo incomum, normalmente nos perguntamos: quais são as chances disso acontecer? E certos levantamentos compilaram algumas das estatísticas mais curiosas para responder essa pergunta. Conheça 6 delas.

1. Quais são as chances de morrer em queda de avião?

Acidentes com aviões comerciais são cada vez mais raros. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Acidentes com aviões comerciais são cada vez mais raros. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Acidentes com quedas de aviões são assustadores, afinal dadas as circunstâncias de altitude e velocidade, as chances de sobrevivência são reduzidas. Porém, a probabilidade de morrer em um acidente de avião é praticamente nula. Segundo cálculo do site The Economist, as chances de um acidente aéreo são de 1 em 5.371.369. Já o site português Vida Tranquila, utilizou dados de voos do Banco Mundial e estimou a probabilidade de uma queda de avião em 0,000017%.

O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos chegou a um número ainda mais extremo em 2022. Segundo o órgão, os dados de 2021 eram tão poucos que as chances de morrer em um acidente aéreo foram consideradas nulas.

Mas, com números tão pequenos, por que ainda vemos tantas notícias de quedas? A resposta pode estar relacionada ao tipo de avião utilizado. Aviões comerciais que utilizam os aeroportos maiores estão sujeitos a muito mais fiscalização e, portanto, passam por mais revisões e controle de segurança, garantindo melhor funcionamento. Já aviões privados, pequenos e aviões de serviços, como pulverização agrícola, conseguem “escapar” mais facilmente da fiscalização, o que coloca a via de tripulantes e passageiros em risco.

2. Quais são as chances de ter as malas extraviadas em um aeroporto?

Infelizmente, a chance de perder a mala ainda não é tão pequena. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Infelizmente, a chance de perder a mala ainda não é tão pequena. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Infelizmente, as chances de perder sua mala não são tão pequenas quanto as de sofrer um acidente aéreo. Um levantamento do site Travel&Leisure afirmou que a cada mil malas movimentadas em aeroportos de todo o mundo, 6 são perdidas. Ou seja, as chances de você ter sua bagagem extraviada são de 0,6%.

3. Quais são as chances de sofrer um ataque de tubarões?

Evitar as areas de risco deve ser suficiente para garantir que você nunca sofra um ataque de tubarão na vida. (Fonte: GettyImages/Reprodução)  GettyImages

Evitar as áreas de risco deve ser suficiente para garantir que você nunca sofra um ataque de tubarão na vida. (Fonte: GettyImages/Reprodução)


Segundo um levantamento de 2017 realizado pelo Museu de História Natural da Flórida, da Universidade da Flórida (EUA), a chance de uma pessoa sofrer um ataque de tubarão durante a vida é de uma em 11,5 milhões. Já o International Wildlife Museum calculou essa probabilidade em 1 em 3,75 milhões.

3. Quais são as chances de ganhar a Mega da Virada?

Fazer a fé nos mesmos números ou escolher números aleatórios não faz diferença para a probabilidade de acertar a loteria. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fazer a fé nos mesmos números ou escolher números aleatórios não faz diferença para a probabilidade de acertar a loteria. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

A verdade é que ganhar na loteria em qualquer época do ano salvaria a vida financeira da maioria das pessoas, mas os prêmios exorbitantes da Mega Virada chamam muito mais a atenção. Porém, acertar os números do sorteio é bem mais difícil do que ser mordido por um tubarão.

Segundo a Caixa Econômica Federal, as chances de acertar a Mega da Virada em 2022 e ganhar R$ 540 milhões com um jogo simples de seis dezenas, foi de 1 em 50.063.860. Quem apostou 7 números teve a probabilidade aumentada para 1 chance em 7.151.980. A melhor probabilidade era para quem apostou em 20 dezenas, mas nesse caso o sorteio custava R$ 174.420,00.

5. Quais são as chances de morrer por picada de abelhas?

Segundo o Ministério da Saúde, houveram 303 acidentes fatais com abelhas entre no Brasil  2017 e 2022. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Segundo o Ministério da Saúde, houveram 303 acidentes fatais com abelhas entre no Brasil  2017 e 2022. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Outro dado interessante do National Safety Council (NSC) é sobre mortes por picada de abelhas. Segundo o órgão, as chances disso ocorrer nos Estados Unidos, que podem são de uma em 54.516.

6. Quais são as chances de ser atingido por um raio?

Se você estiver em uma área descampada e vir uma tempestade chegando, o melhor é fugir o quanto antes. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Se você estiver em uma área descampada e vir uma tempestade chegando, o melhor é fugir o quanto antes. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Segundo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil é atingido por cerca de 77,8 milhões de raios por ano. A explicação está no fato de o país ser o maior da zona tropical do planeta, onde o fenômeno ocorre com maior frequência. Porém, as chances de ser atingido por um raio são de menores do que 1 em 1 milhão. Porém, quem está em uma área descampada em uma tempestade aumenta a probabilidade de ser atingido para 1 em mil.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: