3 acidentes aéreos que redefiniram a segurança nos voos

20/08/2023 às 13:002 min de leitura

Por mais que muita gente tenha medo, voar em um avião comercial significa embarcar em um dos transportes mais seguros que existem. Mas nem sempre foi assim. E pior: muitas melhorias na parte da segurança dos voos só aconteceu por conta de algum acidente trágico que expôs as fragilidades dos aviões de sua época.

Neste texto, compartilhamos a história de três acidentes que foram fundamentais para a melhoria do sistema aéreo como um todo.

1. Acidente aéreo do Grand Canyon 

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em 30 de junho de 1956, dois aviões decolaram do Aeroporto Internacional de Los Angeles. Só que a rota deles acabou coincidindo e eles entraram em colisão enquanto sobrevoavam o Grand Canyon. Todos os 128 passageiros e tripulantes a bordo das duas aeronaves morreram na hora.

Foi uma comoção no país. Por conta desse acidente trágico, o governo federal iniciou um órgão que hoje é chamado de Federal Aviation Administration (FAA). Além disso, foi feito um investimento de mais de US$ 250 milhões para atualizar o sistema aéreo dos Estados Unidos. Isso fez com que a indústria desse meio de transporte se expandisse e melhorasse muito.

Só que, 30 anos depois, em 31 de agosto de 1986, um avião Aeromexico DC-9 estava saindo do Aeroporto Internacional de Los Angeles quando uma pequena nave particular entrou em sua rota e ambos colidiram. Mais uma vez, a FAA estabeleceu mudanças, como uma regra que exigia que aviões pequenos tivessem que usar transponder, além de sistemas de radar anti-colisão.

2. Voo United Airlines 173

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em 28 de dezembro de 1978, uma aeronave Douglas DC-8 sobrevoava Portland, nos Estados Unidos. O voo United Airlines 173 levava 181 passageiros a bordo. Só que, ao descer no aeroporto, aconteceu algum problema com o trem de pouso.

Os pilotos colocaram o avião em padrão de espera enquanto buscavam uma solução. Acontece que eles demoraram tanto para tomar uma decisão sobre o que fazer, já que o capitão e o engenheiro de voo não conseguiram entrar num consenso, que a nave começou a ficar sem combustível. As gravações mostraram que o conflito ocorreu por conta da arrogância do capitão.

O United Airlines 173 acabou então sendo obrigado a fazer um pouso forçado, matando dez pessoas, por uma situação que envolvia apenas problemas de comunicação entre os responsáveis pelo voo. Depois disso, a United Airlines imediatamente passou a trabalhar em novos procedimentos de treinamento da cabine, o que levou ao conceito chamado de Cockpit Resource Management, ou CRM.

O conceito propõe a ideia de uma comunicação aberta e igualitária entre a tripulação, sem a premissa de que o capitão seja a autoridade absoluta em um voo. Trata-se de uma noção fundamental e que provavelmente já salvou muitas vidas.

3. Voo Delta Airlines 191

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em 2 de agosto de 1985, um jato identificado como Delta Airlines Flight 191 estava fazendo uma descida para pousar no Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth. O tempo estava instável, com temporal e chuvas fortes, quando um fenômeno chamado de cisalhamento de vento causou uma micro-explosão que atingiu o avião.

Os pilotos não sabiam o que fazer nesse caso. O avião acabou descendo com força no solo e caindo no meio de uma rodovia, matando o motorista de um carro e 134 das 163 pessoas que estavam no jato.

Chocada com a tragédia, a FAA começou a fazer um estudo meticuloso sobre o que causou aquele acidente, pedindo até a ajuda da NASA para entender mais sobre o fenômeno meteorológico em questão, que ainda era desconhecido. Sete anos depois, eles finalmente entenderam como funciona o cisalhamento do vento, o que fez com que radares mais avançados fossem instalados em todos os aviões comerciais. Por consequência, este problema só voltou a acontecer uma única vez durante um voo desde então.

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