Antiga estátua, perdida há mais de 2 mil anos, é localizada na Turquia

30/12/2023 às 08:002 min de leitura

Há mais de 2 mil anos, as estátuas de "musas dançantes" desapareceram. A obra teria sido construída pelo escultor Philiskos, que viveu no século II a.C., e ficou conhecido por dar forma a diversos deuses e criaturas mitológicas.

Inclusive, muitas outras réplicas dessa famosa peça foram reproduzidas ao longo do tempo, e segundo o Ministério da Cultura e do Turismo da Turquia, agora é possível afirmar que a estátua original foi finalmente encontrada.

(Fonte: Stratonikeia ve Lagina Kazisi/Reprodução)(Fonte: Stratonikeia ve Lagina Kazisi/Reprodução)

Estátua estava desaparecida há 2175 anos

Segundo o órgão, a antiga obra que celebra a influência helenística foi desenterrada após permanecer desaparecida por 2175, gerando bastante surpresa em meio aos trabalhos de escavação que estavam sendo conduzidos.

A descoberta, noticiada pelo Daily Sabah, ocorreu na antiga cidade de Stratonikeia, famosa pelas suas construções em mármore e que também ficou conhecida como a "cidade dos gladiadores".

(Fonte: Stratonikeia ve Lagina Kazisi/Reprodução)(Fonte: Stratonikeia ve Lagina Kazisi/Reprodução)

Atualmente, o local faz parte da aldeia de Eskihisar, na província de Mugla, na Turquia. Por lá, há também há outros grandes santuários, sendo um deles dedicado a Zeus. Os arqueólogos encontraram a escultura de musas dançantes em um dos antigos complexos termais, onde a população tomava banho.

As imagens da obra evidenciam que a estátua apresenta alguns danos, e está sem a parte da cabeça e os braços. Ainda assim, a maior parte da sua estrutura se manteve preservada e resistiu à passagem do tempo.

(Fonte: Stratonikeia ve Lagina Kazisi/Reprodução)(Fonte: Stratonikeia ve Lagina Kazisi/Reprodução)

O significado das Musas Dançantes

Acredita-se que as Musas Dançantes seriam uma referência às musas que surgiram como fruto do amor entre Zeus e Mnemosine. Ao total, seriam nove as esculturas, mas nenhuma das outras musas teria sido encontrada até então.

Por outro lado, réplicas já foram localizadas na cidade de Perge, também pertencente ao território turco, e em Rodes, na Grécia, local onde o próprio Philiskos teria nascido.

Inclusive, não havia sequer expectativa que a obra original ou qualquer outra estátua de Philiskos pudesse ser localizada. Felizmente, as escavações levaram a um caminho diferente e o trabalho do famoso escultor poderá ser apreciado nos tempos atuais, mantendo preservado o seu grande valor histórico-cultural.

Ainda segundo o Ministério da Cultura e do Turismo da Turquia, assim que os trabalhos de restauração da famosa peça forem concluídos, a estátua recém-descoberta deverá ser exposta ao público no Museu Mugla.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: