Aranha gigante considerada uma das mais mortais do planeta é capturada na Austrália

09/01/2024 às 13:002 min de leitura

Um macho gigante da aranha-teia-de-funil, considerada uma das mais venenosas do mundo, foi capturado nas proximidades de Sydney, na Austrália. O animal, maior exemplar da espécie Atrax robustus já capturado por não especialistas no país, possui veneno capaz de matar uma pessoa em apenas 15 minutos, como destacou o IFL Science na última sexta-feira (5).

A criatura é apelidada de 'Hércules' e mede 7,9 cm, bem mais do que a média dos machos deste tipo de aranha. Em geral, eles costumam ser menores que as fêmeas, mas Hércules apresenta o mesmo tamanho da maior fêmea já abrigada pelo zoológico Australian Reptile Park – para o qual também foi levado.

Com todo este tamanho, Hércules superou, por muito pouco, o recordista anterior: Colossus, que media 7,8 cm. Capturada em 2018 na mesma região do atual recordista, ele também foi levado para o parque em Sydney.

(Fonte: Australian Reptile Park/Divulgação)(Fonte: Australian Reptile Park/Divulgação)

Segundo o Australian Museum, a aranha-teia-de-funil mede entre 1 cm e 5 cm, no geral, tem corpo brilhante em tom marrom escuro a preto e é comumente encontrada em áreas urbanas e rurais do estado de Nova Gales do Sul. Ela vive escondida em tocas e sai somente para procurar alimentos, incluindo besouros, lagartos e outros invertebrados.

Ataque apenas sob ameaça

Apesar da reputação assustadora da criatura, este tipo de aracnídeo só apresenta comportamento agressivo caso se sinta ameaçado. Os espécimes masculinos são mais agressivos e contam com veneno mais mortal que as fêmeas, segundo os especialistas.

Bastante tóxico para humanos e primatas, o veneno de animais como Hércules contém um componente que ataca o sistema nervoso, podendo levar à morte em minutos se não houver atendimento imediato. Cabe ressaltar que nem todas as picadas são mortais, havendo a necessidade de avaliar cada caso.

O tratamento inclui a técnica de imobilização sob pressão da área afetada, como nos casos de picada de cobra, e exige o encaminhamento da vítima ao hospital. Dependendo da situação, pode ser necessário o uso de um soro antiveneno produzido a partir da extração do material do próprio animal.

Produção de soro

Dados da Universidade de Melbourne apontam que o país já registrou 13 mortes por picada da aranha teia-de-funil. Por outro lado, nenhum óbito aconteceu desde a introdução do antídoto, em 1980.

A captura de Hércules foi muito celebrada pelos pesquisadores do Australian Reptile Park. O motivo é a adição do macho gigante da aranha-teia-de-funil ao programa de produção de soro antiveneno da instituição, a única a realizar este trabalho no país.

Conforme o zoológico, a prática salva até 300 vidas por ano, ao possibilitar a disponibilização do antídoto para as vítimas de ataques do aracnídeo. O animal capturado agora faz parte da lista das espécies mais mortais do planeta, que também inclui a aranha-armadeira, a aranha-marrom e a viúva-negra, entre outras.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: