Ciência
11/04/2019 às 09:00•3 min de leitura
Ah, as aranhas! Esses aracnídeos certamente não estão entre os animais mais queridos pelas pessoas, exceto pelos entusiastas de plantão ou por alguns biólogos. Espalhadas por todos os cantos do mundo, são difíceis os lugares que estão completamente ausentes desses artrópodes peludos e de oito patas.
Enquanto algumas espécies são bastante inofensivas e sem qualquer tipo de veneno, existem aquelas verdadeiramente perigosas – que podem matar os homens brutamontes com algumas picadas. Pensando nisso, separamos aqui alguns desses exemplos temidos de aranhas das quais você certamente não quer se aproximar em qualquer situação (fique ciente de que o Brasil e a Austrália abrigam o maior número de aranhas venenosas do mundo):
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Essas aranhas não são muito venenosas, apesar de carregarem boas quantidades de veneno. Não se preocupe: caso você seja picado por elas, dificilmente irá morrer ou ter complicações sérias. Entretanto, em alguns casos mais graves, as picadas delas podem causar necroses ao redor do local mordido. Felizmente, elas só vivem no sul dos Estados Unidos.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Esse tipo de tarântula é mais comum perto dos trópicos e em regiões de muito calor. Grande parte das tarântulas não possui qualquer tipo de veneno e elas são consideradas bastante calmas – apesar de, independente disso, suas mordidas serem extremamente dolorosas. Porém, já foi reportado que algumas picadas de tarântulas-ornamentais (Fringed Ornamental Tarantula, em inglês) fizeram com que as vítimas entrassem em coma.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Englobam diversas espécies e também são conhecidas como aranhas-de-pássaros, sendo artrópodes bem grandes e que, em alguns casos, ultrapassam os 10 centímetros. O veneno delas é capaz de matar pequenos mamíferos e crianças – por isso, o cuidado com os bebês deve ser redobrado nas regiões em que elas existem (já que costumam atacar espontaneamente). Felizmente, elas vivem somente no sul asiático.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Popularmente conhecidas por esse nome, elas podem ser encontradas somente na Austrália. As fêmeas são totalmente pretas e possuem as presas vermelhas – um bom aviso do perigo que existe por ali. Elas não são agressivas, porém já aconteceram vários casos de mordidas. Por sorte, apesar do veneno poderoso que carregam, muitas vezes as picadas delas são "secas", ou seja, sem liberar as toxinas.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Encontradas no sul dos Estados Unidos e no oeste da América do Sul, essas aranhas são consideradas bastante venenosas. Por sorte, nós não precisamos nos preocupar muito com elas, já que suas presas são bem pequenas e não conseguem penetrar nas roupas de tecidos mais finos – restando somente alguns pobres animais de vítimas para elas.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Esses aracnídeos só podem ser encontrados em terras australianas. Parentes da viúva-negra, elas também são muito tóxicas. Antes que um antídoto fosse desenvolvido, as aranhas-de-costas-vermelhas mataram mais de 15 pessoas naquele país (pelo menos, que foram identificadas como mordidas por elas). Entre os sintomas, estão tonturas, fortes dores de cabeças, tremores, vômitos, entre outros.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
A viúva-negra é uma espécie de aranha que vive nas Américas, inclusive no Brasil, especialmente nas costas dos continentes. A fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície ventral do abdômen. A sua picada pode ser fatal e é considerada extremamente dolorosa.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Típicas da Austrália, essas aranhas são conhecidas por ter presas bem grandes que podem chegar a 2 centímetros. O veneno que carregam é muito poderoso, considerado um dos mais fatais do mundo. Apesar de existir um antídoto para o veneno, ele deve ser aplicado rapidamente (em questão de horas), já que as pessoas podem ter sequelas permanentes ou entrar em óbito.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Felizmente, esses aracnídeos estão em áreas desérticas e pouco habitadas por nós humanos, como os desertos da África e Ásia. O veneno é bastante poderoso, de efeito semelhante ao proporcionado pelas aranhas-reclusas, porém não possui qualquer tipo de antídoto. As picadas causam necrose do tecido cutâneo e sangramento pelos orifícios do corpo e podem levar à morte.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
Popularmente conhecidas no Brasil, elas são famosas por suas picadas necrosantes e dolorosas – que em alguns casos podem trazer problemas irreversíveis se não forem tratadas rapidamente. Não são grandes (possuem entre 4 e 6 centímetros) e são bastante discretas, pois também não costumam atacar.
Só picam quando se sentem confrontadas, quando entramos em contato direto com elas. O veneno é bastante poderoso, porém age de um modo mais lento, o que garante um tratamento antes do necrosamento dos membros.
Fonte da imagem: Reprodução/Environmental Graffiti
As armadeiras são consideras as aranhas mais venenosas e fatais do planeta segundo o Guiness Book. E, infelizmente, são extremamente comuns em todo território brasileiro. Elas têm em média um corpo de 5 centímetros e patas de até 17 centímetros, carregando doses de veneno extremamente fatais (para se ter noção, somente 0,006 mg é suficiente para matar um rato).
É a segunda aranha que mais causa acidentes no Brasil, atrás apenas das aranhas-marrons. Contudo, diferentemente dessas últimas, as armadeiras são bastante agressivas, atacando por vontade própria. Mais de 7 mil casos já foram registrados no país, porém poucas mortes aconteceram, já que os antídotos são bastante comuns e eficientes.
Parece que nem os brasileiros nem os australianos têm muita sorte com as aranhas venenosas, já que grande parte delas vive nesses territórios. E você, conhece outras espécies que não foram listadas? Se sim, compartilhe nos comentários.