Por que existem tantos animais estranhos na Austrália?

12/11/2022 às 09:002 min de leitura

Seja você nascido na Austrália ou não, é bem provável que você já tenha escutado falar alguma vez na sua vida que esse é o país com a maior quantidade de criaturas bizonhas no mundo todo. Para balancear os vombates, cangurus e coalas fofinhos, essa também é a terra de diversas espécies de aranhas completamente aterrorizantes, lagartos amedrontadores e por aí vai.

Não é preciso ter muito intelecto para notar que essa enorme concentração de animais estranhos é minimamente curiosa. Então, qual o motivo de todos esses animais selvagens estarem reunidos na Austrália? Esse é um questionamento que até mesmo cientistas de longa data possuem certa dificuldade em responder. Entenda o caso!

Vida selvagem na Austrália

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Ao analisarmos os números de perto, a quantia absurda de espécies na Austrália é assustadora. Para se ter ideia, 90% das 300 espécies de mamíferos terrestres existentes no país são encontradas apenas ali — tirando os indivíduos criados em cativeiro ou introduzidos por seres humanos em outros países.

Se isso não é o suficiente, a exclusividade de habitat também acontece com 70% das aves e quase 90% dos répteis existentes em território australiano. Na visão de alguns pesquisadores, a principal explicação para esse fenômeno seria pelo fato da Austrália ser uma ilha que se separou do restante do mundo há milhões de anos e acabou evoluindo de maneira diferente.

Embora os animais existentes nas Américas, Europa, Ásia e África tenham migrado longas distâncias ao longo do tempo e durante várias mudanças climáticas extremamente relevantes, essa não era exatamente uma opção para as espécies australianas. Com isso, muitos desses animais acabaram criando características e técnicas de sobrevivência únicas.

Foco em marsupiais

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como a Austrália abriga dois terços das 330 espécies de marsupiais conhecidas no planeta, é importante avaliar como esses animais se comportam. Os marsupiais são conhecidos por carregar seus filhotes em uma bolsa no seu corpo, sendo que a gestação das fêmeas é tipicamente mais curta do que outros mamíferos.

Afinal, tal mecanismo de defesa faz com que os filhotes possam sair do ventre de suas mães, mas estarem sempre por perto em momentos de perigo. Isso também faz com que eles se tornem móveis imediatamente após seu nascimento, criando uma grande vantagem de sobrevivência em relação a outros animais selvagens.

Porém, isso não significa que todas as espécies tiveram evoluções vantajosas. Os coalas, por exemplo, uma das criaturas mais amadas pelos australianos, alimentam-se basicamente apenas de folhas de eucalipto — plantas venenosas para quase todos os outros animais na natureza. Em 2019, no entanto, um incêndio florestal de proporção catastrófica matou uma enorme população desses marsupiais e queimou florestas de eucalipto inteiras.

Portanto, com uma dieta tão limitada, esses animais se tornaram extremamente vulneráveis, sem contar que a constante ameaça humana aos ecossistemas australianos gera um risco enorme para a existência desses bichos. No fim das contas, a diversidade e peculiaridade da vida animal na Austrália é algo intrigante e maravilhoso, porém também significa que precisamos de cuidados redobrados para lidar com essas criaturas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: