Estudo diz que humanos podem 'cheirar' emoções uns dos outros, mas nunca aprenderam como

20/01/2024 às 09:002 min de leitura

Um estudo de 2023, realizado por investigadores europeus, descobriu que não só podemos sentir o cheiro do medo ou da ansiedade de outras pessoas, mas que essas emoções também afetam a forma como nos sentimos perto desses aromas. Essa é uma pesquisa que completa informações anteriores obtidas por estudiosos da China, que afirmaram que pessoas com melhor olfato têm mais amigos.

Esse tipo de estudo combate a tese de que o olfato é um dos sentidos mais "inúteis" dos seres humanos, sendo até mesmo considerado por Charles Darwin como um "serviço extremamente insignificante". Uma das razões por trás disso pode ser pelo fato do olfato social acontecer fora da nossa atenção consciente. No entanto, tudo indica que os humanos parecem ser bastante capazes de detectar o odor corporal de outros indivíduos.

Importância do olfato

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A nossa espécie obtém muitas informações cheirando o odor corporal das pessoas ao nosso redor. Por exemplo, conseguimos reconhecer nossos parentes, dizer quem é nosso parente e até mesmo identificar amigos em potencial. Num estudo, a maioria das novas mães conseguiu identificar o seu bebê pelo cheiro após passarem apenas 10 minutos juntos.

Enquanto isso, humanos adultos podem identificar pares de gêmeos idênticos apenas pelo odor corporal, mesmo que os irmãos vivam separados. Em 2022, investigadores do Instituto Weizmann de Ciência em Israel, conseguiram prever quais voluntários se uniriam simplesmente ao comparar seus odores corporais.

Segundo os cientistas, pessoas com cheiros semelhantes eram mais propensas a gostar de conversar e relataram que sentiram uma química instantânea. Isso vai de encontro a pesquisas anteriores que mostram que escolhemos inconscientemente amigos que partilham alguns dos mesmos genes que nós. 

Olfato e emoções

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em um experimento realizado na Holanda, voluntários assistiram a vídeos alegres enquanto seguravam absorventes nas axilas. Mais tarde, quando outro grupo cheirou as almofadas, as medições da atividade dos seus músculos faciais revelaram que o seu humor também melhorou com a experiência. Essa é uma amostra que conseguimos captar o sentimento de outros indivíduos apenas pelo olfato.

Conforme os investigadores, a felicidade não é o único sentimento que pode ser comunicado através do odor corporal. Um estudo anterior, feito em 2020, já havia demonstrado que mulheres reagiram mais fortemente quando sentiram o cheiro do suor de homens que realizaram alguma atividade competitiva, em comparação aos odores de homens que desfrutaram alguma disputa mais calma.

Em geral, um nariz sensível parece ser um trunfo que facilita nossas vidas sociais profundamente. Aqueles que conseguiam distinguir melhor os odores do quotidiano também relataram menos solidão, segundo estudos feitos em 2020 com 221 voluntários. Por enquanto, porém, os mecanismos de como exatamente os humanos captam esses cheiros e os traduzem em mudanças nos nossos comportamentos parece ser um grande mistério. Uma das moléculas responsáveis pode ser o hexanal, que exala um cheiro de "grama recém-cortada" e parece aumentar a confiança nas pessoas, mas dados adicionais ainda são necessários para confirmar essa informação.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: