Neandertais tinham métodos refinados e usavam cola para fazer ferramentas

26/02/2024 às 12:002 min de leitura

O estudo dos neandertais oferece um caminho para compreender como o Homo sapiens se desenvolveu, visto que em cada região do planeta diferentes habilidades foram cultivadas. Isso é especialmente verdadeiro considerando que, embora uma espécie tenha sido sucedida pela outra, ambas coexistiram e até mesmo se relacionaram ao longo da história.

Nesse sentido, uma cola produzida por neandertais que viviam na Europa, utilizada na produção de ferramentas, oferece uma visão inédita deles, mostrando como detinham mais conhecimentos do que o imaginado.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Uma cola bastante refinada

A cola identificada por pesquisadores é fruto da mistura de diferentes materiais. Produzida entre 120 mil e 40 mil anos atrás, ao longo do Paleolítico Médio, ela foi usada na confecção de ferramentas portáteis e feitas de pedra, evidenciando um domínio considerável sobre esse tipo de objeto.

A partir da análise dos itens produzidos pelos neandertais, pesquisadores descobriram que essa cola seria útil de duas formas: para unir a pedra ao cabo, e também para ficar aderente à pedra ou lâmina. Uma vez modelada, ela serviria como cabo.

Apesar de já haver evidências envolvendo o uso de outros tipos de cola com finalidades semelhantes, trata-se da primeira vez que esse tipo de produto, fruto de misturas mais refinadas, é encontrado. Ao todo, cinco artefatos foram considerados no estudo, publicado na Science Advances.

Imagem mostra detalhes dos artefatos analisados que apresentavam a cola em pontos da sua superfície. (Fonte: Science Advances/Reprodução)Imagem mostra detalhes dos artefatos analisados que apresentavam a cola em pontos da sua superfície. (Fonte: Science Advances/Reprodução)

Mistura que deu origem à cola foi testada

A análise química forneceu detalhes sobre a composição, e a fim de testar a utilização desse antigo produto, ainda foi verificado como ele seria preparado, de modo que diferentes métodos foram aplicados na cola para averiguar a sua real eficácia.

Fruto da mistura de ocre e betume, essa cola traz à tona alguns fatos interessantes. O betume é um hidrocarboneto obtido diretamente do solo, produzido também a partir do petróleo bruto, enquanto o ocre é um pigmento natural. Por serem extraídos em locais distantes, a descoberta dessa cola denota que havia um conhecimento consolidado acerca das propriedades desses dois materiais.

Tal constatação é reforçada considerando que a cola não pode ser produzida de qualquer maneira. Como exemplo disso, foi comprovado que o cozimento do betume por mais de 107 minutos resulta no endurecimento da massa instantaneamente, impossibilitando sua utilização.

Imagem mostra dosagem necessária para obter a mistura desenvolvida pelos neandertais, capaz de tornar a lâmina envolvida facilmente utilizável. (Fonte: Science Advances/Reprodução)Imagem mostra dosagem necessária para obter a mistura desenvolvida pelos neandertais, capaz de tornar a lâmina envolvida facilmente utilizável. (Fonte: Science Advances/Reprodução)

Conclusões de estudo

Da mesma forma, diferentes proporções testadas ofereciam resultados variados na resistência da cola, o que se relaciona a uma necessidade sanada pelos neandertais: era importante tornar essa cola menos pegajosa ao toque, com uma estrutura mais sólida. E com uma proporção de 55% de ocre, essa aderência foi obtida e se mostrava ideal para usar a mistura como empunhadura depois de seca.

Como o próprio estudo destaca, tanto os neandertais, quanto os Homo sapiens traçaram caminhos que os levaram ao desenvolvimento desse tipo de ferramenta. Mas a partir das descobertas propiciadas pelas análises destes antigos objetos, fica evidente que os neandertais da Europa, assim como os da África, embora relativamente distantes, tinham domínio do ambiente em que estavam, dos recursos disponíveis, e também de métodos refinados para aproveitá-los em prol de suas necessidades.