Por que garrafas de vinho têm o fundo côncavo?

18/03/2023 às 07:001 min de leitura

Bebidas são vendidas em garrafas nos mais diversos estilos e formatos há tempos, sendo que algumas delas são capazes de despertar curiosidade em algumas pessoas. Por exemplo: você sabe o motivo do fundo das embalagens de vinho terem formato côncavo? Caso esteja no grupo dos que possuem essa dúvida, a resposta está a seguir.

Explicando o fundo côncavo da garrafa de vinho

É preciso dizer que, no início, as garrafas de vinho apresentavam a concavidade na parte de baixo por simples questão de equilíbrio, uma vez que eram criadas por sopradores de vidro. Por conta disso, ela ficava com fundo arredondado, forçando os trabalhadores a empurrarem esse área e criando o formato que conhecemos.

Se no começo esse fundo côncavo tinha surgido como uma alternativa para deixar as garrafas em pé, o passar do tempo fez com que muitos percebessem outra utilidade para ele: permitir que sedimentos insolúveis do vinho gerados naturalmente durante a fermentação tivessem uma área para se alojar.

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Dessa forma, os sedimentos acabavam separados do restante da bebida, impedindo que eles caíssem no copo. Isso convenceu os produtores de garrafas a adotarem esse formato não apenas para vinho, mas também espumantes e champanhe.

Posteriormente, foram descobertas outras utilidades para esse formato na parte de baixo da garrafa, como maior resistência contra impactos externos e pressão dos gases internos, bem como a facilidade na hora de servir a bebida — afinal, colocar o polegar na concavidade evita que a garrafa fique aquecida, interferindo na temperatura do vinho.

Para concluir: você já ouviu a frase "quanto maior a concavidade da garrafa, melhor a bebida que está nela"? Não acredite nisso, pois é apenas um grande mito.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: