Conheça Sailor Jerry, o 'pai' das tatuagens estilo old school

01/04/2023 às 10:002 min de leitura

O estilo de tatuagem conhecido como old school é um dos mais populares até hoje. Com traços fortes e cores vibrantes, as tatuagens no estilo old school foram praticamente inventadas pelo tatuador Sailor Jerry. 

Hoje, ele segue como um dos nomes mais importantes na história da tatuagem, e seu estilo é replicado por tatuadores em todo o mundo!

Apaixonado pelo mar

(Fonte: Sailor Jerry/Reprodução)(Fonte: Sailor Jerry/Reprodução)

Norman Keith Collins nasceu no dia 14 de janeiro de 1911, na zona rural da Califórnia, nos Estados Unidos. Ainda adolescente, ele saiu de casa e chegando a dormir até em acampamentos temporários. Foi nessa época que ele começou a tatuar, fazendo desenhos à mão livre nas pessoas dos acampamentos com uma agulha e tinta preta básica.

Seu estilo nômade o levou até Chicago, onde conheceu Gib “Tatts” Thomas, um ícone da tatuagem na época. Agora como aprendiz de Tatts, ele praticava as tatuagens na pele de pessoas em situação de rua locais em troca de vinho barato.

Foi nessa época também que Jerry começou a se interessar pela Marinha, pois muitos dos clientes de Tatts eram marinheiros. Ouvindo as histórias que eles contavam, Jerry decidiu se alistar aos 19 anos e, por isso, passou a ser conhecido como Sailor Jerry – em inglês, "sailor" significa "marinheiro". Depois de seu tempo na Marinha, Jerry optou por se mudar para o Havaí. É lá que ele começa a se tornar uma das maiores referências na história da tatuagem.

Sailor Jerry. (Fonte: Wikimedia Commons)Sailor Jerry. (Fonte: Wikimedia Commons)

Ele abriu um estúdio em Chinatown e começou a criar desenhos que remetessem à vida em alto mar: faróis, caravelas e âncoras eram as principais, mas ele também fazia artes relacionadas à sorte (algumas usando o número 13, mas a maioria com cartas de baralho e dados) e aos amores deixados pelos marinheiros (corações, pin-ups e rostos de mulheres).

Seus desenhos eram facilmente reconhecidos por possuírem cores em tonalidades vivas, traços grossos e, com o passar do tempo, sombras. Esta última técnica, assim como o aperfeiçoamento da perspectiva de fundo, ele aprendeu com o mestre tatuador japonês Horiyoshi III.

Temperamento difícil

(Fonte: Sailor Jerry/Reprodução)(Fonte: Sailor Jerry/Reprodução)

Mesmo muito respeitado entre tatuadores de todo o mundo, o temperamento difícil de Jerry também fez com que ele tivesse algumas desavenças. A mais famosa delas foi com outro tatuador: Lou Normand.

Certo dia, Jerry disse a Lou que o segredo para uma cor vermelha vibrante era adicionar açúcar à tinta. Confiando no conselho, Lou tentou esse truque, que não passava de uma piada de Jerry. Na manhã seguinte, Lou descobriu que a tinta vermelha com açúcar havia sido devorada por baratas. 

Em outra situação, Lou afirmou ser impossível criar um pigmento roxo para as tatuagens, porque o resultado sempre seria uma tinta tóxica. Para provar que Lou estava errado, Jerry trabalhou com químicos para desenvolver a primeira tinta roxa da história na indústria da tatuagem.

Assim, ele pagou para que um de seus clientes visitasse a loja de Lou e mostrasse seu novo desenho com a coloração roxa — a lenda diz que Lou foi parar no hospital de tanta raiva.

Jerry continuou trabalhando com tatuagens por toda a sua vida, fazendo parcerias com grandes nomes da área e sendo professor de jovens tatuadores. Após sua morte, em 1973, ele deixou instruções para que sua esposa vendesse seu estúdio para Mike Malone, Zeke Owen ou Ed Hardy — três ex-alunos e parceiros de Jerry. Se eles não quisessem, ela deveria queimar o lugar.

Ed estava no Japão estudando com Hori Oguri, Zeke já tinha uma loja em San Diego, então coube a Mike manter o legado de Jerry. Ele comprou o estúdio, o renomeou como “Mar da China” em homenagem a Sailor Jerry, e tatuou no lugar por mais de 25 anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: