Os 4 planos mais ridículos feitos por bilionários

11/08/2023 às 13:002 min de leitura

As pessoas bilionárias costumam se orgulhar de suas ideias inovadoras e de pensarem mais à frente que os reles mortais. Mas saiba que muitos endinheirados já desenvolveram projetos que não merecem outro adjetivo além de ridículo. Confira neste texto as 4 iniciativas mais estúpidas elaboradas pelas pessoas mais ricas do planeta.

1. A empresa xAI de Elon Musk

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em julho de 2023, o bilionário Elon Musk anunciou no Twitter (que foi comprado por ele, vale dizer, e agora aparentemente se chama "X") a constituição de uma nova empresa camada xAI, cujo objetivo seria o de "entender a realidade". Ele recrutou diversos pesquisadores de áreas da inteligência artificial para trabalhar nela.

Segundo o cofundador da xAI, o empresário Greg Yang, a empresa espera levar a inteligência artificial a outros patamares ao criar uma "teoria de tudo para grandes redes neurais". A missão da empresa seria "entender a verdadeira natureza do universo". O que isso quer dizer? Ninguém sabe.

Os investidores da Tesla, a outra empresa de Musk, querem manter toda a distância possível da xAI. O próprio Elon Musk já declarou que os empresários que sustentam a Tesla "acham que ela (a xAI) é estúpida". Agora só resta esperar para ver o que vai sair daí.

2. O roubo da Patagônia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Nos anos 1990, o bilionário britânico Joe Lewis comprou mais de 10 mil hectares da Patagônia, na Argentina, incluindo o Lago Escondido, um dos mais famosos da região do Ushuaia. Ocorre, contudo, que a transação quebra a lei argentina que diz que todas as fontes d'água do país são públicas.

Mesmo assim, Lewis conseguiu manter a compra. O governo argentino ainda não conseguiu liquidar a Hidden Lake S.A., uma empresa de fachada que o bilionário montou apenas para contornar a lei que proíbe estrangeiros de comprar algumas terras do país. A organização não presta nenhum serviço e a região conta com a presença de capangas armados que bloqueiam o acesso dos argentinos que querem visitar o lago.

Trata-se de um plano estúpido que põe em prática uma característica bastante comum entre os muito ricos: a ideia de que, por terem muito dinheiro, podem burlar as leis.

3. A "cidade do futuro" na Arábia Saudita

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em 2021, foi anunciado o lançamento do projeto NEOM, a “Cidade do Futuro da Arábia Saudita”, que recebeu incontáveis críticas de todos os lados. A iniciativa é liderada por Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país.

O projeto envolve uma região chamada The Line, que deve ser totalmente sem estradas, carros ou emissões de carbono. Ela deve funcionar com 100% de energia renovável e abrigar 9 milhões de pessoas em um espaço de apenas 34 km2

Muitos especialistas dizem que o projeto surge da vaidade do príncipe e será totalmente inabitável. Além disso, os moradores foram expulsos da região para dar licença para o "sonho" do monarca.

4. O Metaverso

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em 2021, houve muita comoção quando o Facebook mudou seu nome para Meta e anunciou o lançamento do Metaverso. Mas, mesmo depois de algum tempo, Mark Zuckerberg ainda não conseguiu esclarecer bem para que ele serve.

Aparentemente, até os funcionários ficaram descontentes de trabalhar numa coisa que eles não entendem bem o que é. A tradicional revista Wired chegou a pontuar que, se substituímos a palavra "metaverso" por "ciberespaço", que é mais antiga, não faz qualquer diferença sobre o seu significado.

Os mais críticos definem o Metaverso como uma ideia ilusória criada pela empresa de Zuckerberg para conseguir extrair mais dados dos usuários e angariar mais dinheiro. Isso porque muita gente pagou para entrar lá, embora nada do que foi prometido — como, por exemplo, a possibilidade de visitar os amigos reais por meio de um holograma — foi entregue até agora.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: