5 formas como o metaverso irá mudar o mundo

15/05/2022 às 06:002 min de leitura

Se você esteve acompanhando as novas tendências tecnológicas nos últimos meses, provavelmente ouviu a palavra "metaverso" ser proferida muitas vezes. Mas o que esse termo significa? Essa palavra vem de uma derivação do grego "Meta", que significa "próximo" ou "além".

Logo, podemos concluir que o metaverso foi criado para ser o nosso "próximo universo" ou um universo além desse que conhecemos — uma versão tecnológica e inovadora. Isso significa que estamos cada vez mais perto de vivermos uma vida online em conjunto com o mundo real. Quer saber mais sobre o assunto? Veja só cinco formas como o metaverso pode transformar o mundo em um futuro próximo!

Leia também: Metaverso: entenda o que é e como ele pode mudar o mundo

1. Viajar pelo mundo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Você sempre se interessou em viajar pelo planeta, mas nunca teve a oportunidade ou nunca teve o tempo? Com o desenvolvimento do metaverso, você estará cada vez mais perto de concluir esse sonho permanecendo no sofá de casa e ainda assim fazendo conexões com pessoas em outros países.

Através da realidade virtual, é bem possível que você absorva uma experiência de viagem muito próxima da realidade e ainda terá a chance de socializar com outros usuários dentro do metaverso. Fazer amigos por todos os lados será mais simples.

2. Novidades no entretenimento

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Durante a pandemia de covid-19, o universo online tornou-se uma realidade para sanar os problemas criados pelo distanciamento social. Shows foram cancelados, programas de TV foram interrompidos e jogos de videogame tornaram-se o foco da população. Com isso, é de se imaginar um mundo onde todo esse tipo de entretenimento possa ser consumido de outra forma.

O músico Travis Scott, por exemplo, chegou a realizar um show para 27 milhões de pessoas "fantasiadas" com seus avatares individuais online — que virou o maior show digital até aqui. Além disso, imagine só ir ao teatro ou simplesmente andar pelo zoológico estando em casa? Essa realidade está mais próxima.

3. Compras online

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Plataformas de E-commerce se desenvolveram para ser uma verdadeira mão na roda em nossas vidas. Agora, praticamente qualquer coisa que você necessita pode ser encontrada em meios digitais sem a necessidade de visitar uma loja física. Porém, experimentar uma peça de roupa pode fazer falta.

E isso é algo que o metaverso deve revolucionar. Através das interações em 3D pela realidade virtual, você poderá ir até o provador ou simplesmente simular como um móvel novo se encaixará na sua casa.

4. Educação online

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O Ensino à distância (EaD) foi uma realidade para a vida de muitos jovens e universitários nos últimos anos. Logo, é bem possível imaginar que essa vire uma opção para os estudantes em um mundo virtual. Novas formas de educação surgirão e as salas de aula podem virar parcial ou totalmente tecnológicas.

Em uma aula de história, por exemplo, o professor poderia optar por criar uma simulação da época que está sendo estudada para que os alunos tenham uma experiência de imersão completa e consigam absorver o conteúdo com maior facilidade.

5. Trabalho

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O home office já mostrou que é possível continuar o nível de produtividade de uma empresa trabalhando em casa. Agora imagine um universo onde uma multinacional poderá integrar seus funcionários espalhados pelo mundo por meio do metaverso?

Isso abre espaço para uma maior conexão entre diferentes setores de uma empresa e para que as pessoas possam expressar seu talento com maior liberdade. Por fim, as fronteiras corporativas são quebradas e equipes de solução de problemas passam a ter mais fluidez em suas rotinas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: