Cientistas criam gel que cura feridas diabéticas 3 vezes mais rápido

07/11/2023 às 12:002 min de leitura

A diabetes é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e entre os desafios mais complexos que os pacientes enfrentam estão as feridas diabéticas. Essas lesões podem ser crônicas, de difícil tratamento e, em muitos casos, levam a amputações de membros. No entanto, uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) desenvolveu um gel magnético inovador que promete acelerar o processo de cicatrização e reduzir as taxas de recorrência.

O gel magnético inovador

O tratamento envolve a aplicação de um curativo pré-carregado com hidrogel contendo células da pele e partículas magnéticas. Além disso, um dispositivo magnético externo sem fio é usado para ativar as células da pele e acelerar o processo de cicatrização. Testes de laboratório mostraram que o tratamento com o gel magnético curou feridas diabéticas cerca de três vezes mais rápido do que as abordagens convencionais. 

O curativo com hidrogel magnético é colocado sobre a ferida e um dispositivo externo é utilizado para acelerar o processo de cicatrização. (Fonte: NUS/Reprodução)O curativo com hidrogel magnético é colocado sobre a ferida e um dispositivo externo é utilizado para acelerar o processo de cicatrização. (Fonte: NUS/Reprodução)

Abordagem abrangente

Enquanto os tratamentos convencionais apenas evitam o agravamento da ferida, o gel magnético adota uma abordagem abrangente para a cicatrização de feridas. Ele lida com vários fatores críticos, incluindo o controle dos níveis de glicose, ativação de células da pele, restauração de vasos sanguíneos e reparação de redes vasculares.

Tratamento convencional. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Tratamento convencional. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Potencial de transformação

A pesquisa da NUS pode representar um divisor de águas no tratamento de lesões, não se limitando apenas às feridas diabéticas. Além das temidas úlceras no pé diabético, o gel magnético tem potencial para tratar uma variedade de lesões complexas, incluindo queimaduras, beneficiando uma ampla gama de pacientes

O futuro da cicatrização de feridas

Os pesquisadores continuam a aprimorar o gel magnético e estão realizando testes clínicos em tecidos humanos. A expectativa é proporcionar uma solução eficaz e conveniente para a cicatrização de feridas, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Dr. Shou Yufeng, professor assistente Andy Tay e Dr. Le Zhicheng, da NUS. (Fonte: NUS/Reprodução)Dr. Shou Yufeng, professor assistente Andy Tay e Dr. Le Zhicheng, da NUS. (Fonte: NUS/Reprodução)

As feridas diabéticas são um grande desafio para a saúde global, mas o desenvolvimento do gel magnético pela equipe de pesquisadores da NUS oferece esperança para acelerar a cicatrização e reduzir o risco de complicações, como amputações. Além disso, esse avanço tem o potencial de beneficiar pacientes com uma variedade de lesões complexas.

À medida que os pesquisadores continuam a aprimorar essa tecnologia inovadora, a promessa de uma cicatrização mais rápida e eficaz se torna uma realidade. Com isso, a qualidade de vida dos pacientes pode ser significativamente melhorada, proporcionando uma jornada de cura mais rápida e eficaz.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: