8 formas de lidar com a diabetes de forma tranquila

31/01/2023 às 06:353 min de leitura

Você sabia que, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, nosso país tem cerca de 13 milhões de diabéticos? A diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando o corpo não consegue produzir ou usar corretamente a insulina, um hormônio responsável por regular o nível de açúcar no sangue.

Quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados, isso pode causar graves problemas de saúde, como doenças cardíacas, danos nos rins e nos olhos, entre outros.

É importante destacar que a diabetes é uma doença multifatorial, ou seja, é causada por uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida. Por isso, é importante que sejam adotadas medidas preventivas para evitar o desenvolvimento da doença.

Tipos de diabetes

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2. A diabetes tipo 1 é causada pela destruição das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Isso geralmente acontece devido a uma resposta autoimune, onde o sistema imunológico do corpo ataca as próprias células do pâncreas.

Já a diabetes tipo 2 é causada pela resistência à insulina, ou seja, quando o corpo não consegue usar a insulina de forma eficaz. Isso pode ser devido a fatores como obesidade, má alimentação e falta de atividade física.

A boa notícia é que existem coisas que você pode fazer para lidar com a diabetes de forma simples, tranquila e eficiente.

Quer saber mais? Então, continue a leitura. A seguir, apresentamos algumas boas práticas para lidar com essa condição. Acompanhe!

1. Faça a escolha certa para o seu prato

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Uma dieta equilibrada é fundamental para manter a saúde e controlar a diabetes. Para preparar uma refeição saudável, é importante organizar seu prato em três áreas. Comece dividindo-o ao meio e preenchendo um lado com vegetais como espinafre, brócolis, cenoura ou feijão-verde. Em seguida, divida o outro lado em dois. Utilize uma metade para alimentos ricos em carboidratos, como batatas, arroz integral, quinoa, pão ou macarrão integral. Na outra metade, inclua proteína, como carne ou outra fonte.

2. Reduza o consumo de sódio

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

É importante reduzir o consumo de sódio, o famoso sal, pois grandes quantidades de sódio podem aumentar o risco de hipertensão, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC. E quando você tem diabetes, sua chance de desenvolver essas condições é ainda maior.

Tente se limitar a 6g (uma colher de chá) de sódio por dia. Muitos alimentos prontos contêm alto teor de sódio, por isso fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menor quantidade dessa substância. 

Cozinhar em casa também ajuda a controlar a quantidade de sódio que você consome. Você também pode ser criativo e usar ervas e especiarias para adicionar sabor em vez de usar sal em sua comida.

3. Diminua o consumo de carne vermelha e processada

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

É importante diminuir o consumo de carne vermelha e processada, pois elas estão relacionadas a problemas cardíacos e câncer. Experimente substituir a carne vermelha e processada por leguminosas, como feijões e lentilhas, ovos, peixe, aves, como frango, peru e nozes sem sal.

Feijões, ervilhas e lentilhas são ricas em fibras e não afetam significativamente os níveis de glicose no sangue, tornando-as uma opção excelente para substituir carne processada e vermelha e se manter saciado. 

A maioria de nós sabe que o peixe é saudável, mas os peixes gordurosos, como salmão e cavala, são ainda melhores. Eles são ricos em óleo ômega-3, que ajuda a proteger o coração. Tente comer duas porções de peixe gorduroso por semana.

4. Faça registros diários

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Registre diariamente informações importantes como seus níveis de glicemia, alimentação, exercícios e medicamentos tomados. Isso ajudará você e seu médico a acompanhar o tratamento para diabetes. Anote também seus objetivos e sentimentos para se manter no caminho certo e se lembrar de perguntar ao médico sobre assuntos relevantes.

5. Beba com moderação

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O consumo de álcool pode causar sinais de baixa glicemia. O fígado fica ocupado processando o álcool, o que significa que ele pode ficar menos disponível para liberar o açúcar armazenado e equilibrar os níveis de glicose. Além disso, o álcool pode afetar sua capacidade de tomar decisões de tratamento e pensar claramente.

6. Ajuste seu tratamento de acordo com sua fase da vida

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os níveis hormonais podem causar flutuações na glicemia. Mulheres podem precisar ajustar medicação, plano alimentar ou nível de exercícios conforme o ciclo menstrual. Durante a menopausa, pode ser necessário fazer mais ajustes e verificar a glicemia com mais frequência.

7. Prepare-se para os dias de doença

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se prepare para dias de doença, pois doenças comuns podem aumentar os níveis de glicose no sangue, a exemplo de uma simples gripe. Armazene alimentos fáceis de digerir, mas que ainda possam fornecer líquidos e carboidratos suficientes. 

Verifique os níveis de glicemia com maior frequência quando estiver doente e saiba quando analisar a presença de cetonas para ligar para o médico se for necessário. E não se esqueça de se vacinar contra a gripe anualmente.

8. Não deixe de se movimentar

Fonte:Shutterstock)Fonte:Shutterstock)

Manter-se ativo fisicamente é importante para controlar a diabetes e prevenir problemas cardíacos. A atividade física aumenta a utilização de glicose pelos músculos e melhora a eficiência na utilização da insulina. 

Tenha como meta pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, como aquelas que aumentam a frequência cardíaca, fazendo você respirar mais rápido e se sentir mais quente, mas ainda podendo falar e estar apenas um pouco ofegante. Atividades desse tipo podem ser divididas em pequenos períodos de 10 minutos ao longo da semana ou 30 minutos, 5 vezes por semana.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: