11 eventos históricos que você talvez não saiba que foram fotografados

11/11/2016 às 10:402 min de leitura

Se hoje qualquer evento é fotografado e filmado de mil ângulos diferentes e em 5 minutos já está disponível na internet, nem sempre foi assim. Quando a fotografia foi inventada, lá em 1826, demorou muito para que as pessoas realmente tivessem acesso a essas máquinas.

Dessa forma, é estranho imaginar que alguns acontecimentos históricos pós-1826 tenham sido registrados. Afinal, você nunca pensaria que alguém estava com uma câmera durante o resgate do Titanic, por exemplo. Mas nós separamos uma lista de imagens impressionantes que você precisa ver:

1. O último barco salva-vidas do Titanic

Este registro mostra o último barco salva-vidas do trágico acidente envolvendo o Titanic, em 15 de abril de 1912. 

2. O primeiro voo

Acredite: alguém fotografou o voo histórico feito em 1903 pelos irmãos Wright.

3. A bomba vista de baixo

É comum encontrarmos imagens do bombardeio de Hiroshima e Nagasaki vistas de uma perspectiva aérea. Porém, este registro mostra a nuvem atômica se levantando sobre Nagasaki de maneira devastadora. Este episódio deixou ao menos 75 mil mortos.  

4. Neil Armstrong logo após o pouso da lua

Tão marcante quanto o registro do “moonwalk”, no dia 21 de julho de 1969, esta foto mostra Neil Armstrong de volta à nave logo depois de ter feito história.  

5. A primeira fotografia

E já que estamos falando da criação da fotografia, nada melhor que colocarmos o primeiro registro da história na lista! Esta imagem foi registrada na janela de uma propriedade de Borganha, na França, pelo inventor francês Joseph Nicéphore Niepce, e é a foto mais velha que ainda existe. 

6. Lincoln no campo de batalha

É possível que você tenha conhecido a fisionomia de Abraham Lincoln através de retratos pintados. Mas aqui está uma foto real do 16º presidente dos Estados Unidos no campo de batalha em Antietam, Maryland, em 3 de outubro de 1862.

7. Tesla e seu transmissor de ampliação

Esta é uma fotografia do cientista sérvio Nikola Tesla e o seu transmissor de ampliação, uma versão avançada de sua famosa bobina usada para a difusão de energia elétrica sem fio. 

8. Um verdadeiro samurai

Você já deve ter visto várias representações por aí, mas este registro é de um verdadeiro samurai! Esta foto foi tirada em 1860, cerca de 15 anos antes de o governo abolir essa classe de guerreiros.  

9. O assassinato de Robert Kennedy

Apesar de o fato ser amplamente conhecido, esta imagem não é tanto: ajoelhado ao lado de Kennedy está o garçom Juan Romero, que estava apertando a mão do senador no momento da tragédia.

10. O “Dia D” pelos olhos dos soldados

Câmeras já eram comuns durante a Segunda Guerra Mundial, o que significa que existem muitas imagens da invasão das forças aliadas no dia 6 de junho de 1944. Ainda assim, esta é uma das fotografias que merecem destaque, já que mostram este importante evento pelos olhos dos soldados. 

11. Batalha de Gettysburg

Assim como o “Dia D”, na Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Gettysburg também tem muita importância para os norte-americanos. Entre os dias 1º  e 3 de julho de 1863, mais de 8 mil pessoas foram mortas, sendo uma das batalhas mais custosas travadas nos Estados Unidos.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: