Quer saber o que é preciso fazer para se tornar Papa? [vídeo]

20/02/2013 às 11:051 min de leitura

O Papa Bento XVI anunciou a sua renúncia ao posto de chefe da Igreja Católica na semana passada, dia 11 de fevereiro. E com o importante “posto” subitamente vacante — pelo menos até o próximo conclave —, pode ser que algumas pessoas tenham pensando em se candidatar ao cargo de pontífice. Mas você sabe o que é preciso fazer para que alguém possa se tornar Papa?

A animação acima, criada pelo pessoal do canal CGPGrey, do YouTube, explica de forma divertida e simples o árduo processo pelo qual os candidatos a pontífice precisam passar. Em primeiro lugar, é preciso ser católico e do sexo masculino e, em teoria, qualquer um com essas características pode ser Papa. Mas só em teoria, pois, pelo menos nos últimos 600 anos, apenas cardeais se tornaram pontífices.

Escalada ao Papado

Para chegar a ser cardeal, o candidato primeiro precisa se tornar padre. Para isso, além do seminário, é necessário um diploma universitário e ter concluído um mestrado. Mais tarde, depois de ter um doutorado, o próximo passo é ser “promovido” a bispo, que é um processo bem complicado e burocrático.

Por último, o candidato precisará ser nomeado Cardeal por um Papa e, depois de aguardar pacientemente até que o chefe morra — ou que ocorra o milagre da renúncia —, ser eleito pelos demais cardeais como novo pontífice durante o conclave.

Para que você tenha uma ideia da dificuldade de “subir” na carreira eclesiástica, enquanto existem cerca de 400 mil padres no mundo, existem apenas 5 mil bispos e 200 cardeais. Assista a animação para conferir o processo completo de seleção, lembrando que você pode acionar as legendas em português no menu do vídeo. Embora a tradução não esteja perfeita, é possível entendê-la bastante bem.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: