'Habemus Papam'! Fumaça branca sai pela chaminé da Capela Sistina
13
Compartilhamentos

'Habemus Papam'! Fumaça branca sai pela chaminé da Capela Sistina

Último Vídeo

Às 15h08 (horário de Brasília), a famosa fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo Papa foi eleito. Isso significa que, dos 115 cardeais que se encontram reunidos desde ontem, dia 12 de março, dois terços entraram em um consenso sobre quem será o homem que deve liderar a Igreja Católica durante os próximos anos.

Cinco cardeais brasileiros participaram das eleições secretas — Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Cláudio Hummes e Dom João Braz de Aviz — e o sucessor de Bento XVI deve ser anunciado aproximadamente 45 minutos após a visualização da fumaça branca, pelo cardeal eleitor mais velho, o francês Jean-Louis Tauran. Aguarde atualizações!

Bento XVI renunciou ao pontificado há 13 dias, alegando que já não tinha mais forças para seguir como líder da Igreja. Depois de apenas cinco votações, seu sucessor já foi eleito. E você, leitor, tem algum palpite sobre quem é o novo Papa?

[ATUALIZAÇÃO]

O novo Papa é argentino

Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

Depois de muita especulação — e bastante torcida por parte dos brasileiros — a Igreja Católica anunciou que o novo Papa é Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos de idade, cardeal jesuíta argentino e arcebispo de Buenos Aires.

O nome escolhido por Bergoglio também já foi anunciado — Francisco I — e, curiosamente, além de ser o primeiro Francisco de todos os Papas, o novo pontífice também é o “primeiro” em outros aspectos: Bergoglio é o primeiro Papa jesuíta, o primeiro latino-americano e o primeiro não europeu a ser eleito para liderar a Igreja Católica em mais de mil anos de história.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.