O Muro de Berlim vai voltar mais brilhante e cheio de luz

22/10/2014 às 07:572 min de leitura

Inicialmente construído de arame farpado e, posteriormente, suplementado com paredes de concreto, minas terrestres e torres de vigia, o Muro de Berlim surgiu, em 1961, literalmente do dia para a noite. Ele dividiu a cidade de Berlim, na Alemanha, por quase 30 anos, até que uma das maiores gafes burocráticas de todos os tempos fez com que ele caísse, em 1989.

Porém, no próximo dia 07 de novembro, a capital alemã voltará a ser dividida entre oriental e ocidental no meio da noite. Mas, dessa vez, nada de arame farpado, cimento ou coisas do tipo. A divisão será feita com balões cheios de luz em um evento que serve para comemorar o aniversário da queda do muro e a unificação dos povos.

Lichtgrenze

Lichtgrenze é uma instalação de quase 10 quilômetros que contará com cerca de 8 mil esferas brancas brilhantes marcando o caminho original do Muro de Berlim pela cidade. Por dois dias inteiros, a cidade será novamente cortada ao meio, mas por um bom motivo. O projeto foi idealizado pelo artista Christopher Bauder a o cineasta Marc Bauder.

Seis locais demarcados ao longo do caminho vão exibir imagens históricas do que foi a vida nessas áreas enquanto a parede existia por ali. Além disso, a cada 150 metros, os visitantes poderão encontrar histórias pessoais, memórias e lembranças — 100 no total — compartilhadas por pessoa que viveram em ambos os lados do Muro, ou cujas vidas foram afetadas por ele.

Um projeto para nunca ser esquecido

O Lichtgrenze vai ficar erguido até o dia 09 de novembro às 19 horas para que milhares de voluntários possam anexar mensagens pessoais nos balões. Então, eles terão suas cordas cortadas e serão lançados ao céu, em um evento que promete emocionar não só os alemães, mas todas as pessoas que o presenciarem.

Mas não precisa se preocupar com o impacto ambiental: os balões foram projetados especialmente para o evento por pesquisadores da Universidade de Hannover, certificando-se sempre de que eles são completamente biodegradáveis. Então, se você estiver em Berlim entre 07 e 09 de novembro, você pode se voluntariar clicando nesse link.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: