Artes/cultura
11/02/2015 às 07:58•2 min de leitura
Provavelmente, você já viu uma suástica, certo? Então nos responda: onde? Muitas pessoas vão dizer que têm conhecimento desse símbolo por causa do nazismo, tendo o visto em fotografias e vídeos. Essa é a forma como ela foi popularizada durante a década de 1930, e é completamente compreensível que as pessoas o saibam dessa forma.
A suástica passou a representar o nazismo de forma forte e hoje é o seu símbolo. Porém, nem sempre foi assim, e, para quem não sabe, essa é uma figura bem antiga, datada de milhares de anos. Para as antigas civilizações, principalmente os asiáticos, ela levava boa sorte, esperança e bom agouro para quem a carregava consigo.
Quem tem a oportunidade de viajar pelo mundo e visitar museus certamente já viu a suástica impressa em muitos itens que, pode ter certeza, nada têm ver com o nazismo. A gente mostra para você 15 objetos que apresentam o símbolo estampado. Você verá que foram os nazistas quem estragaram o significado dessa figura tão representativa.
Pote grego feito de cerâmica datado de 760 a.C.
Uma moeda tão velha que é impossível calcular a idade. A suástica está estampada à direita.
Esta é Matilde Moisant, a segunda mulher americana a conseguir uma licença de piloto de avião. Ela usava a suástica como um amuleto charmoso de boa sorte. Todos os pilotos a utilizavam dessa forma.
O time de hóquei canadense de 1930 usava a suástica como logotipo oficial.
Aqui, podemos ver a suástica em um festival de Diwali. Ainda hoje ela é usada como um símbolo de paz para o hinduísmo.
Mais uma vez, a suástica aparece no hinduísmo. Nessa imagem, a criança tem a imagem pintada na cabeça durante uma cerimônia para que ela receba os conhecimentos espirituais dos seus antecessores.
Esse é um templo budista na Coreia do Sul. A suástica é também uma figura comum na religião.
Moeda pertencente ao povo do norte da Índia, datada do século 1 a.C.
Em Israel, uma igreja bizantina em ruínas tinha várias suásticas estampadas no chão.
Essa foto foi registrada nos dias de hoje, e a suástica foi encontrada em um antigo mosaico de uma vila romana.