12
Compartilhamentos

Conheça os livros que você provavelmente nunca vai ler antes de morrer

Último Vídeo

Com quantos anos você vai estar daqui a 100 anos? Podemos dizer, com uma grande certeza, que a maioria de nós não vai estar mais presente. Infelizmente, também não vamos poder ler alguns livros que estão sendo enterrados agora — calma, você vai entender do que estamos falando.

A "Future Library", um projeto-conceito da artista Katie Paterson, pretende utilizar árvores que foram plantadas em 2014 em Oslo, na Noruega, como matéria-prima para 100 livros que vão ser produzidos daqui a 100 anos.

O número simbólico também aparece na quantidade de autores convidados para escreverem histórias para as páginas em branco. Dois já estão confirmados: Margaret Atwood ("O Assassino Cego") e David Mitchell ("Cloud Atlas").

"Cuidar de uma floresta e garantir a preservação por 100 anos serve como um contraponto conceitual ao convite de cada escritor: conceber e produzir um trabalho na esperança de encontrar um leitor receptivo em um futuro desconhecido", diz o site do projeto.

As escrituras dos autores vão ficar armazenadas na New Public Library em Oslo, dentro de uma pequena sala — e ninguém é autorizado a ler até 2114, quando as histórias forem passadas para as páginas em branco. Se você ficou interessado, é possível comprar um certificado (que pode ser entregue para outra pessoa) para garantir um conjunto dos livros.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.