27 acontecimentos que completam 25 anos em 2016

14/01/2016 às 12:105 min de leitura

Nós sabemos, o ano mal começou, mas já estamos adiantando para você alguns acontecimentos importantes que completam 25 anos em 2016.

Em uma olhada rápida, você vai perceber que o ano de 1991 foi bem agitado e que algumas coisas não mudaram muito de lá para cá. Para os que nasceram antes da década de 90, aproveitem e mergulhem na mais pura nostalgia. 


Mundo

1. Fim da URSS

Em dezembro, Mikhail Gorbachev renunciou à presidência da URSS, tornando a data um marco na dissolução da União Soviética e dando fim à Guerra Fria.  

2. Guerra do Golfo

Em 17 de janeiro, as baterias antiaéreas americanas estavam no céu de Bagdá, Iraque, dando início à Guerra do Golfo. Após 44 dias, as tropas dos EUA e dos países aliados derrotaram o exército de Saddam Hussein.

3. A primeira fotografia de um asteroide

Em 29 de outubro, a sonda espacial Galileo registrou a primeira imagem de um asteroide.

Tecnologia

4. World Wide Web

Em 6 de agosto de 1991, Tim Berners- Lee introduziu o World Wide Web, o famoso “www”. Ele criou a Web em um computador NeXT do CERN, na Suíça, em 1990 e revelou a primeira página Web ao público no ano seguinte. 

5. Super Nintendo

Em 23 de agosto, a Nintendo lançou o seu console Super Nintendo na América do Norte, onde os compradores receberam o jogo “Super Mario World”.

6. Sonic

O personagem Sonic foi lançado pela SEGA para concorrer diretamente com o Mario, da Nintendo.

Música

7. Morte do cantor Freddie Mercury

No fim de 1991, o líder do grupo Queen deixou milhares de fãs desolados em todo o mundo. Após gravar o último álbum da banda, intitulado “Innuendo”, o cantor morreu em decorrência da AIDS, em 24 de novembro. Nos clipes feitos para as canções do disco, como “These Are The Days of Our Lives”, é possível ver como Freddie já estava debilitado.

8. Morte do cantor Gonzaguinha

Em 29 de abril, ocorreu o acidente que tirou a vida de Luiz Gonzaga Júnior, o Gonzaguinha. O fato ocorreu no quilômetro 30 da BR-280, no Paraná. 

9. Losing My Religion, R.E.M.

O álbum “Out of Time”, da banda americana R.E.M., trouxe os maiores sucessos do grupo, como “Losing My Religion”, “Shiny Happy People” e “Country Feedback”.

10. Nevermind, Nirvana

Este também foi o ano do lançamento do álbum da banda Nirvana, “Nervermind”, que chegou à marca de 30 milhões de cópias vendidas. Se você é fã da banda, não pode perder nosso post com as curiosidades deste álbum.

11. Ten, Pearl Jam

Quem lançou seu primeiro disco neste ano foi a banda Pearl Jam. O álbum “Ten” produziu três singles de sucesso: “Alive”, “Even Flow” e “Jeremy”, além da canção “Black”.

12. Dangerous, Michael Jackson

O rei do pop lançou o álbum mais vendido de um artista masculino na década de 90. “Dangerous” trazia sucessos como “Black or White”, “Remember the Time” e “Heal the World”.

13. Zezé Di Camargo & Luciano

Este foi o ano em que o seu Francisco ligou muito para as rádios para pedir a canção “É o Amor”. Os irmãos lançavam o seu primeiro álbum, que levava o nome da dupla.

14. Sandy e Junior

Também foi o ano de estreia do primeiro LP da dupla Sandy e Junior, filhos do cantor Xororó. “Aniversário do Tatu” vendeu 300 mil cópias, conquistando um disco de ouro.

Cinema

15. O Silêncio dos Inocentes

Há 25 anos, o icônico personagem Hannibal Lecter ganhava as telonas. O filme, dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine e Scott Glennm, conquistou cinco prêmios no Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e melhor roteiro adaptado. 

16. A Bela e a Fera

Um dos maiores clássicos da Disney ganhava vida em novembro de 1991. A obra, baseada no conto de fadas de mesmo nome de Jeanne-Marie, fez tanto sucesso que já ganhou diversas adaptações.

TV

17. Carrossel

Uma das novelas precursoras de “Chiquititas”, “Carrossel” fez um tremendo sucesso no SBT, ganhando uma versão nacional em 2013. Quem nunca quis estudar na Escola Mundial? Relembre essa abertura incrível, com a professora Helena cometendo uma das maiores injustiças da telinha: zero em comportamento para a turma toda. E as meninas, que estavam tranquilas, hein, professora Helena? 

18. Vamp

Muito antes de os vampiros entrarem na moda com a saga Crepúsculo, a Rede Globo exibia o sucesso da vez, a novela “Vamp”. Com um elenco de estrelas como Claúdia Ohana, Fábio Assunção, Ney Latorraca e Joana Fomm, a novela conseguiu superar o Jornal Nacional e a então novela das oito, “O Dono do Mundo”, de Gilberto Braga. Você pode nem se lembrar, mas vai que seu gosto pelo “gótico-suave” surgiu daí?

19. A Família Dinossauro

“Não é a mamãe”. Se você leu essa frase e ouviu a voz do personagem Baby, certamente se divertiu muito com essa série excelente que fez muito sucesso por aqui.

Ficou com saudades? Então você precisa conferir esse post com 18 curiosidades sobre a Família Dinossauro.

20. Doug

Há 25 anos, Doug declarava sua paixão pela Paty Maionese nesta canção secreta:

“Paty é o picles da minha salada
Paty é o açúcar do meu chá
Você é o molho do meu cachorro-quente
Paty, você é minha maionese
Ououou”

21. Os Anjinhos

Acredite, se os bebês do desenho “Os Anjinhos” existissem na vida real, eles já estariam chegando na casa dos 30! A turminha, que era atormentada pela malvada Angélica, foi um dos grandes clássicos da Nickelodeon e ganhou até uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

22. Glub-Glub e Mundo da Lua

A TV Cultura sempre nos presenteou com ótimos programas, principalmente os voltados ao público infantil. Em 1991, era a vez dos peixinhos de “Glub-Glub” e do Lucas Silva e Silva em “Mundo da Lua”.

“Alô? Alô? Planeta Terra chamando
Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva,
falando diretamente do mundo da Lua
onde tudo pode acontecer”

23. Topa Tudo por Dinheiro

Você certamente já se divertiu muito com o Silvio Santos neste programa clássico que rende pérolas até os dias de hoje. Lançado no início da década de 90, a atração marcou a história da televisão brasileira, alcançando grandes audiências aos domingos. Particularmente, este é o meu vídeo preferido dele:

24. Sabadão Sertanejo

Para quem acha que a moda do sertanejo é algo recente, saiba que lá em 1991 o programa “Sabadão Sertanejo” aproveitou a alta do gênero para garantir audiência. Durante dois anos, a atração só convidava duplas sertanejas e só em 93 foi que começou a diversificar os artistas. Você certamente se lembra – e até já imitou – das dançarinas ao fundo e das moças que ficavam dentro de um arco, que mais parecia um bambolê flutuante. 

Era isso mesmo que nós víamos em 1991? Sim

25. Aqui Agora

“Um jornal vibrante, uma arma do povo, que mostra na TV a vida como ela é!”. Se você se lembra deste slogan, certamente assistiu ao telejornal “Aqui Agora”. Em sua bancada de apresentadores, passaram pessoas como Christina Rocha, Sônia Abrão, César Filho e o inesquecível Gil Gomes.

Esporte

26. Jogos Pan Americanos de Cuba

Durante a competição, o Brasil conquistou 69 medalhas, sendo 21 de ouro. Destaque para a seleção de basquete feminino, com as estrelas Paula e Hortência, que venceram as cubanas.

27. Senna no Grande Prêmio do Brasil

O ano de 1991 ficou marcado também pela conquista de Senna no Grande Prêmio do Brasil, realizado em Interlagos. 

Dos acontecimentos de 1991, qual foi mais marcante para você? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: