Travis Walton: um dos casos de abdução mais sinistros de todos os tempos

28/04/2017 às 12:565 min de leitura

Como você deve saber, nós do Mega Curioso adoramos histórias sobre abduções alienígenas e já compartilhamos diversas delas por aqui — você pode encontrar uma seleção através deste link. Pois esses dias, um dos nossos leitores encaminhou para a nossa redação um caso pra lá de intrigante. Trata-se do relato de um cara chamado Travis Walton, que supostamente teve um encontro bem sinistro com seres extraterrestres em uma fria noite de novembro de 1975.

Avistamento estranho

Travis trabalhava como lenhador e estava realizando serviços na Floresta Nacional de Apache-Sitgreaves, no Arizona, na companhia de outros seis homens: Mike Rogers, Ken Peterson, Allen Dallis, John Goulette, Dwayne Smith e Steve Pierce. O grupo havia sido contratado pelo Serviço Florestal dos EUA para desempenhar uma variedade de tarefas, entre elas podar arbustos e pequenas árvores em uma área de mais de 1,2 mil acres próxima ao vilarejo de Snowflake, onde os homens moravam.

Travis Walton

No entanto, como o cronograma de trabalho estava atrasado, os homens decidiram fazer turnos mais longos, iniciando as tarefas por volta das 6 da manhã e finalizando somente depois do pôr do sol. Então, no dia 5 de novembro, por volta das 18 horas, o grupo embarcou em uma caminhonete e, enquanto retornava a Snowflake para descansar, os lenhadores avistaram uma intensa luz que vinha de trás de uma colina.

É claro que eles ficaram supercuriosos e decidiram se aproximar para descobrir o que, afinal, estava emitindo o brilho — e foi então que eles avistaram um OVNI pairando a cerca de 6 metros do solo. Segundo seus testemunhos, o objeto tinha formato de disco, contava com aproximadamente 6 metros de diâmetros e 2,5 metros de altura e apresentava uma série de linhas divisórias verticais escuras em sua superfície.

Ilustração mostrando a aparência do OVNI

O grupo parou a caminhonete, e Walton — que na época tinha 22 anos — saltou e foi correndo ao encontro do disco voador enquanto seus companheiros, atônitos, gritavam para que ele voltasse. Segundo contou mais tarde, ele não fez isso para provar que era mais valente do que seus colegas, mas simplesmente porque não queria perder a oportunidade de ver uma nave alienígena de perto. Achamos a justificativa justa!

Então, quando Walton se encontrava praticamente debaixo do objeto, o disco começou a girar e a produzir barulhos semelhantes aos de uma turbina. Ele até tentou se esconder atrás de uma pedra, mas, de repente, o objeto emitiu uma intensa luz verde azulada e Walton lembra que sentiu como se seu corpo tivesse sido eletrocutado.

Sumiço

Walton não se recorda do que aconteceu depois, mas seus companheiros — que dizem ter testemunhado a tudo isso! — contaram que seu corpo começou a levitar, arqueado para trás, e chegou a ficar a cerca de 3 metros do solo. Em seguida, Walton foi lançado para longe feito uma marionete, e seus colegas, apavorados e crentes de que ele havia morrido, fugiram na caminhonete com medo de serem os próximos.

Momento em que Walton supostamente foi atingido pelo feixe de luz

No entanto, após se certificarem de que não estavam sendo seguidos, os homens iniciaram uma discussão e decidiram voltar para recuperar o corpo do amigo. Só que, ao retornar ao local onde eles haviam visto Walton pela última vez, ele não estava mais lá. O grupo chegou a vasculhar toda a área em busca de pistas, mas depois de não encontrar absolutamente nada, começaram a considerar a ideia de que ele tivesse sido levado pelos ocupantes da nave.

Os companheiros acionaram as autoridades de Snowflake para informar sobre o desaparecimento de Walton e revelaram os detalhes do que haviam testemunhado. É claro que os policiais duvidaram dos relatos, especialmente depois de ir até o local do incidente e concluir que não havia nada que comprovasse que um disco voador tinha estado por lá.

Investigações

Não demorou até a notícia sobre o que havia acontecido começar a se espalhar — e repórteres, curiosos e, evidentemente, ufólogos começarem a aparecer para bisbilhotar. E, enquanto as investigações prosseguiam, uma equipe de buscas foi organizada, e inclusive helicópteros e homens montados a cavalo se uniram ao esforço.

Jornal da época com uma reportagem sobre o intrigante caso

Contudo, apesar de toda a mobilização, com o passar dos dias, a esperança de encontrar Walton com vida era cada vez menor, visto que as temperaturas na região caíam abaixo de zero durante a noite. Na verdade, os investigadores chegaram a desconfiar de que a história do OVNI tinha sido inventada para encobrir algum acidente — ou quem sabe até um assassinato. Entretanto, os companheiros de Walton chegaram a ser submetidos ao teste do polígrafo e os resultados apontaram que eles diziam a verdade.

Os companheiros de Walton — e potenciais testemunhas oculares do ocorrido

Foi então que, no dia 10 de novembro, cinco dias depois do desaparecimento, o telefone da irmã de Walton, Alison, começou a tocar. Era um pouco depois da meia-noite, e quem atendeu a chamada foi Grant Neff, marido de Alison. Do outro lado da linha, o lenhador explicou que se encontrava em um posto de gasolina, que estava ferido e que precisava de ajuda.

Grant encontrou Walton caído em uma das cabines telefônicas do posto que ele tinha indicado e contou que o cunhado estava abatido, confuso, não fazia ideia de que havia estado desaparecido por tanto tempo e não parava de falar sobre humanoides assustadores.

Lembranças

Walton disse que, depois de ser atingido pelo feixe de luz, acordou no interior da nave, deitado em uma maca no que parecia ser uma enfermaria, e descobriu que havia uma porção de tubos conectados a seu corpo. Além disso, havia um trio de seres com ele, que Walton descreveu como tendo cabeças desproporcionalmente grandes, pele extremamente branca e olhos enormes. As criaturas tinham baixa estatura, eram desprovidas de orelhas, boca e nariz salientes e não tinham cabelos.

Ilustração que mostra Walton no momento em que ele despertou na "enfermaria" da nave

O lenhador contou que, embora sentisse muitas dores e se sentisse muito enfraquecido, entrou em pânico e deu um jeito de escapar da sala onde se encontrava. Então, enquanto corria no interior da nave tentando encontrar uma saída, ele se deparou com outro tripulante do disco voador: um homem loiro com cerca de 2 metros de altura que vestia um capacete e roupas espaciais.

Segundo Walton, esse homem o levou até o exterior da nave, e lá ele descobriu que se encontrava em uma espécie de hangar onde havia outros discos voadores. O tripulante misterioso o conduziu até uma sala e, nesse lugar, ele viu outros seres com aparência humana. Em pânico, o lenhador não parava de fazer perguntas, mas seus anfitriões não diziam nada.

Walton falando em uma palestra — e, ao fundo, os seres de aparência humana que ele diz ter encontrado durante a abdução

Em seguida, os seres delicadamente puseram uma máscara sobre seu rosto — e tudo o que Walton se lembra depois disso é de ver a nave se afastar enquanto ele acordava no acostamento de uma estrada. Foi então que ele caminhou até o posto de gasolina, ligou para a casa de sua irmã e desmaiou na cabine telefônica.

Polêmica

O incidente gerou uma repercussão imensa e foi largamente coberto pela mídia. Tanto que a história de Walton e seus companheiros acabou ficando conhecida como o caso de abdução alienígena mais bem documentado de todos os tempos. E era mesmo de se esperar! Afinal, a coisa toda supostamente foi testemunhada de perto pelos seis colegas do lenhador — e eles inclusive foram submetidos e passaram no teste do polígrafo.

Walton é o homem que aparece em primeiro plano com sua parte do prêmio em dinheiro que recebeu do The National Enquirer

Aliás, Walton chegou a passar pelo teste em outras ocasiões, inclusive a pedido de organizações de ufólogos. Ele também apareceu em inúmeros programas de televisão e, juntamente com seus companheiros, recebeu um prêmio em dinheiro de um tabloide sensacionalista chamado The National Enquirer pelo “melhor caso de OVNI do ano”.

Em 1978, Walton lançou um livro contando sua experiência, e o caso se transformou em filme — "Fogo no Céu", de 1993. Contudo, apesar de o lenhador se transformar em uma celebridade e muita gente acreditar em sua história, não faltaram críticos dizendo que tudo não passou de uma bem elaborada farsa.

Walton mantém sua versão até hoje

De acordo com os céticos, existem inúmeras inconsistências no caso, e os testes do polígrafo não foram realizados corretamente. Além disso, os críticos alegam que, concidentemente, duas semanas antes de Walton desaparecer, um popular canal de televisão norte-americano apresentou uma dramatização sobre a abdução do casal Betty e Barney Hill, e que o desaparecimento do lenhador foi orquestrado para aproveitar o falatório que o programa gerou.

Walton durante uma entrevista

Travis Walton continua defendendo a versão de que realmente foi abduzido naquela fria noite de 1975. Ademais, seu caso gera ainda gera bastante interesse, e até hoje ele é convidado para dar entrevistas e participar de encontros de ufólogos pelo mundo.

*A equipe do Mega Curioso gostaria de agradecer ao nosso leitor Wérickson Santos pela  sugestão de pauta.

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: