Estilo de vida
09/04/2012 às 10:14•2 min de leitura
(Fonte da imagem: iStock)
De acordo com a crença difundida pela série Star Trek, o primeiro encontro com uma criatura extraterrestre deve ocorrer em abril de 2063, ou seja, dentro de 51 anos. Mas será que esse evento realmente ocorrerá algum dia?
Na verdade, quem afirma isso é Marc Kaufman, um jornalista que escreve sobre ciências para o jornal Washington Post. Kaufan lançou um livro sobre o tema, e o site Universe Today conversou com o jornalista sobre as possibilidades de um encontro desse tipo, com seus prós e contras.
Enquanto muitos acreditam que não existe vida em outros planetas — afinal, se há tanta vida assim “lá fora”, como é que ninguém nunca veio nos fazer uma visita?—, o jornalista defende a ideia de que o Universo é tão vasto e o número de exoplanetas é tão imenso que seria ilógico afirmar que estamos sozinhos no cosmos.
E mais: Kaufman não acredita que, caso exista vida extraterrestre, esta se trate apenas de vida microbiana. Para o jornalista, se pensarmos em quanto tempo faz que nos tornamos uma sociedade tecnologicamente avançada, em termos de tempo cosmológico, isso seria o equivalente a praticamente nada. Além disso, se existem planetas habitáveis e vida microbiana, o que impede que algumas dessas formas evoluam, assim como ocorreu aqui na Terra?
(Fonte da imagem: iStock)
Quase diariamente são descobertos novos planetas fora do nosso sistema solar, e a astrobiologia também tem feito muitos progressos ao descobrir novos ecossistemas fora da Terra. Kaufman afirma que quase todos os cientistas acreditam na possibilidade de que exista vida extraterrestre inteligente, e que simplesmente não a encontramos ainda por não termos tecnologia suficiente para isso.
Além disso, mesmo que a NASA não possa enviar tantas missões para estudar o cosmos depois dos cortes orçamentários previstos, existem inúmeras instituições e universidades trabalhando em cosmologia, astroquímica e vida sintética, o que sugere que os cientistas acreditam que estão muito perto de alcançar algo importante.
(Fonte da imagem: iStock)
Segundo Kaufman, provavelmente as pessoas se darão conta da imensidão do universo, fato que virá acompanhado de muito assombro e medo. Contudo, apesar do que muitos acreditam — Stephen Hawking, por exemplo, acha que é preciso evitar os alienígenas —, o jornalista pensa que uma visita seria bem-vinda.
Seja em busca de anjos, deuses ou naves espaciais, os seres humanos, através dos tempos, sempre olharam para o céu e indagaram se realmente estão sozinhos no universo. E você, leitor, o que acha?