7 criaturas bizarras que vivem em condições extremas

11/01/2017 às 04:002 min de leitura

1. Quase sem água

A alga Dunaliella foi descoberta em uma caverna do deserto do Atacama, no Chile, em 2010. Ela pode viver com uma quantidade ínfima de água. Para você ter noção, essa alga cresce por cima de teias de aranha e consegue pegar o orvalho que se condensa sobre os fios no período da manhã. 

Alga Dunaliella quase não precisa de água

2. Queimando no mármore do inferno

Você conhece os hipertermófilos? São espécies que conseguem se desenvolver em ambientes extremamente quentes. Dentro do gênero das bactérias, existem as Aquifex, encontradas nas nascentes de água quente do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, onde as temperaturas chegam a mais de 200 graus!

Lar das Aquifex

3. Com a bateria quase no zero

O micróbio Thermococcus vive com a bateria sempre no vermelho. Isso quer dizer que ele pode sobreviver com pouquíssima energia. Estes organismos foram encontrados próximos a fontes hidrotermais, onde a temperatura é escaldante. 

Thermococcus

4. Pode jogar sal

Se você já viu o que acontece com as lesmas quando elas entram em contato com o sal, deve saber muito bem que existe uma tolerância à exposição de um organismo ao sódio. Porém, a bactéria Halobacterium halobium evoluiu e consegue viver em um ambiente com 10 vezes mais sal que a água do mar.

Conheça a bactéria Halobacterium halobium

5. Você quer brincar na neve?

Os micróbios psicrófilos podem ser encontrados no gelo polar, nas geleiras e nas águas profundas, resistindo a temperaturas de 15 °C negativos. Isso porque essa espécie possui enzimas que a adaptaram a sobreviver em baixas temperaturas.

Que tal morar aqui?

6. À prova de radiação

Há também os organismos que são capazes de resistir a grandes quantidades de radiação, como a bactéria Deinococcus radiodurans, que aguenta quase 1,5 mil vezes mais radiação que nós, humanos.

Deinococcus radiodurans

7. Sem ar

Esta Loricifera pertencente ao gênero Spinoloricus tem organelas que a permitem sobreviver sem oxigênio.

Loricifera

Juntando o “poder” de todas essas criaturas, já dá para pensar em viver em outro planeta.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: