Leão x tigre: quem sairia vencedor de um desses embates?

10/10/2016 às 11:142 min de leitura

Digamos que por uma infeliz obra do acaso as duas feras acima, um tigre e um leão, se encontram e decidem se estranhar... Em qual dos dois animais você apostaria as suas fichas: no Rei das Selvas ou no majestoso felino listrado?

Pois, de acordo com Natalie Wolchover, do portal Live Science, caso você prefira tomar uma decisão informada em vez de escolher um dos dois oponentes ao acaso, é bom saber que esse tipo de embate já aconteceu mais vezes do que você pensa pelo mundo — alguns dos registros mais sanguinolentos são dos antigos romanos (evidentemente), que eram especialmente fãs das brigas entre esses dois animais.

Conhecendo os oponentes

Para começar, apesar de um tigre de grande porte poder pesar mais do que um leão, normalmente as duas espécies têm tamanhos semelhantes — com ambas têm, em média, entre 180 e 190 quilos. Os leões possuem a vantagem de contar com suas vastas jubas que, além de funcionarem como uma espécie de armadura ao redor do pescoço, servem de alerta para possíveis adversários.

Você apostaria no Rei da Selva?

Outra questão interessante sobre os leões é que eles são animais sociais que crescem em grupos — e os filhotes, enquanto estão crescendo, têm o costume de brincar que estão lutando, o que confere a esses animais mais experiência no campo de batalha. Na verdade, esse “treinamento” não tem muito a ver com estar preparado para lutar contra tigres ou grandes felinos de outras espécies, mas sim pelo direito de fazer parte de uma alcateia.

Depois de adultos, os leões geralmente se unem em dois ou três indivíduos para lutar contra rivais que estejam se aproximando de seus territórios, o que significa que eles quase sempre contam com o apoio de outros membros da “gangue” — o que permite que eles possam brincar mais antes de dar o golpe final. Mas não pense que essa aparente experiência é uma enorme vantagem, não...

Historicamente, o "placar" dos tigres é mais favorável!

Os tigres, ao contrário dos Reis das Selvas, são animais solitários e apresentam um comportamento mais agressivo ao se deparar com possíveis oponentes. Assim, quando eles se envolvem em confrontos, geralmente focam em matar os rivais logo de uma vez, e não simplesmente afugentá-los.

Briga de gatos

No que diz respeito aos registros da época da Roma Antiga, parece que os tigres costumavam sair vencedores das brigas com mais frequência do que os leões. Curiosamente, o mesmo resultado parece ser comum entre os encontros registrados mais recentemente entre felinos mantidos em cativeiro.

No entanto, segundo Natalie, não é sempre que os tigres saem vencedores, não! Assim como ocorre nos combates entre humanos, vários fatores podem influenciar o desfecho, como, por exemplo, a fisiologia, o estilo de luta e a história de cada indivíduo. Contudo, é inegável que as duas espécies têm instintos diferentes, e o temperamento violento dos tigres dá a eles um pouco mais de vantagem.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: