É um pássaro? É um avião? Não, é uma lula voadora!
13
Compartilhamentos

É um pássaro? É um avião? Não, é uma lula voadora!

Você está em alto mar quando avista nada menos do que uma lula voando. Isso mesmo: voando! O fato curioso foi observado por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão e posteriormente publicado em forma de estudo na revista Marine Biology.

Os moluscos surgem do mar ao lançar jatos extremamente fortes de água, criando a pressão necessária para a subida. Ao mesmo tempo, suas nadadeiras são posicionadas de formas semelhantes a asas, criando a aerodinâmica perfeita para o voo.

A alta velocidade é outro aspecto que impressiona muito no processo: as lulas conseguem voar a mais de 11 metros por segundo. A velocidade é mais alta do que o recorde do homem mais veloz da Terra, o jamaicano Usain Bolt, que atingiu a marca de 10,31 metros por segundo nas Olimpíadas de 2012.

 Fonte da imagem: Reprodução/Euronews

Jun Yamamoto, um dos criadores do estudo, afirma que até o momento só existiam testemunhos sobre o ocorrido e ninguém sabia como os animais faziam para levantar voo. “Mas finalmente temos provas”, diz o pesquisador.

O relatório ainda aponta que as lulas não voam de forma aleatória: o movimento seria uma estratégia para escapar de predadores, mas isso acaba deixando os animais sujeitos a outros, como os pássaros. Durante o estudo, os cientistas puderam observar os animais traçando rotas de cerca de 30 metros, ficando três ou mais segundos fora da água.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.