Mutante? Filhote de raia com duas cabeças é encontrado na Austrália
71
Compartilhamentos

Mutante? Filhote de raia com duas cabeças é encontrado na Austrália

De acordo com o site live science, o estranho espécime que você acabou de ver na imagem que abre esta matéria foi descoberto por acaso em um aquário na Austrália. O feto foi encontrado em abril pelo pesquisador Leonardo Guida enquanto ele tomava nota de alguns filhotes de raia que haviam nascido, quando percebeu que havia algo bizarro na água, que foi mais tarde identificado como um feto de raia com duas cabeças.

É extremamente raro encontrar raias ou tubarões que nasceram com duas cabeças, e este é o primeiro exemplar desse tipo encontrado na Austrália. Segundo explicou Guida à publicação, esse defeito aparece quando o tubo neural — uma estrutura semelhante à medula espinhal — sofre divisão nos primeiros estágios de desenvolvimento do feto ou quando o embrião começa a se dividir para dar origem a gêmeos, mas o processo é interrompido de forma prematura.

Causa indeterminada

Fonte da imagem: Reprodução/live science

Esse problema pode ocorrer como resultado de mutações genéticas e até causas desconhecidas, mas no caso da raia australiana, Guida acredita que o defeito possa ser decorrente de problemas durante o desenvolvimento do embrião. O pesquisador apontou que a presença de poluentes na água pode ser um fator importante a ser considerado, e as raias do aquário foram coletadas em uma região próxima a um porto com grande fluxo de navios.

Além disso, essa área teve que ser dragada recentemente, deixando uma grande quantidade de sedimentos contaminados em suspensão na água. Contudo, apesar dos indícios apontarem que a presença de poluentes seja uma das causas, não foi possível determinar com certeza o que ocasionou o defeito observado na raia.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.