Medo de aranhas? Então você não vai gostar de conhecer esta espécie ninja

17/03/2014 às 05:282 min de leitura

Mesmo que você não sofra de aracnofobia, existem algumas espécies cuja aparência é capaz de provocar pesadelos. Uma delas é a aranha que você viu na imagem que abre esta notícia — da família Archaeidae. Apesar de parecer assustadora, por sorte, segundo a pesquisadora Hannah Wood da Universidade da Califórnia, ela é bem pequenina e inofensiva para os humanos.

Fonte da imagem: Reprodução/ScienceNews

Nativas da África do Sul, Madagascar e Austrália, elas também são conhecidas como aranhas-pelicano. Conforme explicou a pesquisadora, receberam esse nome porque — aos olhos dos cientistas — de perfil se parecem com pequenas aves. O corpo desses animais tem o tamanho de um grão de arroz, e o segmento dianteiro apresenta o formato de um longo pescoço com uma pequena cabeça no topo. A boca das aranhas fica na base dessa estrutura.

Além disso, as aranhas-pelicano contam com um par de projeções no formato de presas que recebem o nome de quelíceras e se dobram junto ao pescoço da mesma forma como os pelicanos “guardam” seus bicos. Ao contrário de muitas outras espécies, essas aranhas não produzem teias e, para caçar, perambulam pelas folhas aguardando o momento certo para capturar suas vítimas, que, por sinal, consistem em outras aranhas.

Pequenas ninjas

Fonte da imagem: Reprodução/ScienceNews

Outra curiosidade é que as fêmeas carregam seus ovinhos para todas as partes, mantendo-os presos em uma de suas pernas — no terceiro par dos quatro que possuem — em uma espécie de bolsa feita da seda que elas produzem. Mais uma peculiaridade é que esses pequenos animais usam as seis perninhas posteriores para caminhar e as duas anteriores para fazer pequenos círculos no ar diante de si e assim “sentir” o ambiente em busca de presas.

Entretanto, apesar de serem conhecidas como aranhas-pelicano, talvez fosse mais apropriado chamá-las de aranhas ninja! Isso porque, com respeito à captura das vítimas, segundo Hannah Wood, elas são superpacientes e parecem lentas quando comparadas a outras espécies. Contudo, quando atacam, além de muito — muito — rápidas, são mortais: elas elevam o par de presas em um ângulo de 90 graus e, depois, empalam seus alvos sem misericórdia.

Então, as aranhas-pelicano aguardam o veneno fazer efeito enquanto mantêm as vítimas aprisionadas com uma das presas a uma distância segura de seus corpos. Você pode conferir na animação a seguir como funciona o ataque letal destas pequenas ninjas:

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: