
Estilo de vida
02/05/2014 às 06:38•2 min de leitura
Temos uma notícia boa e uma notícia ruim. A boa é que os cientistas de universidades europeias desvendaram mais detalhes sobre a relação entre aranhas e morcegos. A notícia ruim é que, no fim das contas, os morcegos acabam se dando mal... Isso porque existem algumas espécies de aranhas que se alimentam dos mamíferos voadores.
É isso mesmo que você leu! Existem espécies de aranhas – que em geral produzem teias – grandes o bastante para capturar e devorar morcegos. Isso não é exatamente uma novidade para a ciência, mas o estudo publicado em março no Plos One mostrou que as espécies que têm esse tipo de comportamento são mais frequentes do que se supunha.
Para chegar a essa conclusão, os autores conversaram com outros cientistas, revisaram extensamente a literatura científica disponível, fizeram buscas na internet e procuraram por imagens de aranhas devorando morcegos no Flickr. Ao final desse levantamento, os especialistas encontraram 52 casos a serem estudados.
Os pesquisadores revelaram que essas aranhas são encontradas em todos os continentes, com exceção da Antártica. A maior parte dos morcegos é capturada a partir de teias enormes, como das aranhas Nephilidae e Eriophora. Quando adultas, as patas desses aracnídeos conseguem atingir uma abertura de 10 a 15 centímetros e suas teias podem ter mais de um metro de diâmetro.
Os morcegos também foram encontrados presos nas teias de aranhas da espécie Parawixia e Argiope, que são aranhas de tamanho reduzido que também produzem teias menores. Uma minoria de espécies, como as tarântulas e outras aranhas caçadoras, já foi vista capturando suas presas sem a ajuda de teias.
E, se só de imaginar uma aranha enorme devorando um morcego você já ficou impressionado, chegou a hora de conferir vários registros dessas cenas surpreendentes:
O jovem morcego Rhynchonycteris naso aparece preso na teia da aranha Nephila clavipes.
Um morcego morto foi encontrado da teia de outro exemplar de Nephila clavipes.
Um pequeno morcego (da família Rhinolophoidea) foi encontrado preso na teia da Nephila pilipes.
Este morcego ainda está vivo, mas se encontra preso diante de uma aranha Nephilengys cruentata.
Mais um morcego foi capturado por uma Nephila pilipes.
Uma fêmea da espécie Avicularia urticans se alimenta de um morcego Saccopteryx bilineata.
O morcego adulto Rhynchonycteris naso acabou preso na teia de uma aranha Argiope savignyi.