Aranhas grudentas? Certas espécies colam suas vítimas para que não fujam

03/10/2014 às 03:371 min de leitura

Os aracnídeos estão divididos em diversas categorias e existem milhares de espécies de aranhas que muitas pessoas nem sequer ouviram falar. Os opiliões, da ordem Opiliones, fazem parte da terceira maior ordem dos aracnídeos, sendo que só eles possuem juntos mais de seis mil espécies. Eles são caracterizados principalmente por possuírem o cefalotórax e o abdome unidos, além da presença de um par de glândulas repugnantes.

No Brasil, os opiliões são popularmente conhecidos como aranha-bode, aranha-fedorenta ou bodum, devido à secreção que podem soltar quando são ameaçados – apesar de serem inofensivos aos seres humanos. Os cientistas sempre se intrigaram pelo modo como os opiliões caçam suas presas, já que existem algumas diferentes significativas em relação às aranhas normais. Finalmente, algo bastante curioso foi descoberto sobre esses aracnídeos:

Eles são capazes de revestir seus membros dianteiros com um tipo de cola, de modo que as presas fiquem literalmente grudadas nas patas desses aracnídeos. Os pelos grudentos dos membros dianteiros dos opiliões são bastante comuns na ordem Opiliones, sendo essenciais na caça de presas. Um estudo feito pelo entomologista Jonas Wolff, da Universidade de Kiel, na Alemanha, comprovou esse fato através de câmeras de alta velocidade.

Sem deixar que as vítimas escapem

Como todos os aracnídeos, os opiliões possuem um par de patas dianteiras chamadas pedipalpos, que são como mãos que eles utilizam para manusear o alimento de um modo um tanto aterrorizante. Os últimos dois segmentos dos pedipalpos dos opiliões possuem pequenos pelos com pontas bulbosas, sendo que é nesse local que o líquido pegajoso é expelido para que as presas não possam se desvencilhar do opilião.

Quer ver como isso funciona na prática? Abaixo você pode conferir dois vídeos que retratam bem o momento em que os opiliões pegam suas presas com os pedipalpos grudentos e não deixam mais que elas fujam:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: