Pesquisadores filmam pela primeira vez o raríssimo ‘esquilo vampiro’
522
Compartilhamentos

Pesquisadores filmam pela primeira vez o raríssimo ‘esquilo vampiro’

Último Vídeo

O vídeo acima pode ser um dos primeiros registros do “esquilo vampiro” que habita as florestas da ilha de Bornéu, na Ásia. Ele ganhou essa alcunha depois de moradores da ilha contarem que essa espécie é capaz de atacar animais muito maiores do que ela. Há relatos desses esquilos “voando” diretamente na jugular de alguns cervos, por exemplo, pouco antes de estriparem a pobre vítima.

Até hoje, entretanto, os cientistas não conseguiram capturar nenhum espécime vivo. E mesmo fotos desse animal são bastante raras, por isso a importância dessa gravação. As imagens foram feitas em julho, mas só agora foram divulgadas pelos pesquisadores do Parque Nacional Gunung Palung e das Universidades Victoria (da Austrália) e Michigan (dos EUA).

Para conseguir a gravação, 35 câmeras com sensores infravermelho foram espalhadas pela ilha de Bornéu. Os cientistas ainda têm esperanças de que elas consigam filmar o “esquilo vampiro” em outras oportunidades – principalmente à luz do dia. Pouca coisa se sabe sobre esse animal, além do fato de ele ter uma cauda superpeluda, que são maiores que seus próprios corpos. Além disso, os pesquisadores estimam que esse “bichinho” pode ter o dobro do tamanho de outras raças de esquilo.

***

Você já tinha ouvido falar no "esquilo vampiro"? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.