Seja o primeiro a compartilhar

O dragão azul existe e é espetacular

As imagens de um pequeno animal marinho que surgiu na costa de Queensland, Austrália, fizeram sucesso na internet. A criatura, que mais parece um Pokémon do que uma espécie deste planeta, nada mais é do que uma lesma do mar, conhecida como Glaucus atlanticus ou dragão azul.

As listras, visíveis na superfície da pele no animal, não estão ali apenas para ornamentar:  elas servem como camuflagem, ajudando-o a desaparecer na superfície brilhante da água, fugindo de predadores aéreos. Além disso, enquanto o dragão azul flutua na superfície do oceano, sua parte inferior, de uma cor azul vívida, o protege dos animais que vêm debaixo d'água. 

Mesmo pequenos – medem em média de 4 a 6 cm –, estes animais se alimentam de presas bem maiores, como a venenosa caravela-portuguesa, parente da água-viva. Por ser imune ao veneno, o dragão azul consegue recolher a substância tóxica, transformando-a em uma arma ainda mais potente, diferente de nós, humanos, que, em contato com a caravela, podemos ter queimaduras de até terceiro grau.

Seu habitat são as águas temperadas e tropicais, incluindo o leste e o sul da costa da África do Sul e algumas regiões europeias

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER