Os 5 maiores filhotes do reino animal

10/10/2016 às 09:202 min de leitura

5. Rinocerontes

A média de tamanho de um rinoceronte adulto é um pouco menor que a de um hipopótamo. As mamães dessa espécie carregam seus filhotes por 15 ou 16 meses e, quando dão à luz, os bebês vão pesar até 63 kg e ter pouco mais de meio metro de altura.

4. Hipopótamos

Um hipopótamo adulto tem, em média, 1,5 metro de altura, 5 de comprimento e mais de 1,5 mil quilos! Depois de 8 meses de gestação, um bebê “hipo” nasce com 45 kg e pouco mais de 1 metro de comprimento.

Um fato curioso: o nome hipopótamo em grego significa “cavalo de rio” e as mamães têm seus filhotes dentro da água.

3. Elefantes

Maiores animais terrestres, os elefantes também têm o mais longo período de gestação entre os mamíferos: cerca de 22 meses. Quando um filhote vem ao mundo, é apenas 1/40 do tamanho de um adulto, com menos de 1 metro e aproximadamente 70 kg.

Esses pequenos bebês são completamente dependentes das mães, já que nascem cegos e são amamentados por 3 anos.

2. Girafas

Apesar de não serem lá muito pesados – cerca de 70 kg –, os filhotes de girafa já nascem altos: com quase 2 metros. Por isso, estão em segundo lugar na lista de maiores bebês entre os animais. Curiosamente, as mamães girafas ganham seus filhotes de pé: isso significa que a girafinha vai cair de uma altura de mais ou menos 6 metros quando vier ao mundo. Mas não se preocupe: além de não se machucar, elas ainda sai caminhando depois de apenas 1 hora.

1. Baleias-azuis

Não tem para ninguém: as baleias-azuis são os maiores animais que já viveram na Terra. Os adultos podem ter até 30 metros e pesar algo em torno de 200 toneladas! Sendo assim, não é surpresa alguma imaginar que seus filhotes sejam bem grandes.

De acordo com a National Geographic, os bebês das baleias azuis levam 1 ano para crescer dentro da mãe e nascem com cerca de 7 metros e 3 toneladas! Alimentando-se apenas de leite materno, os “pequenos” ganham em média 90 kg por dia em seu primeiro ano de vida.

Bônus

Kiwi – o maior ovo proporcional do mundo

Eu sei, é muito estranho ter uma pequena ave na lista dos maiores filhotes do mundo, mas você já vai entender o motivo. O pássaro kiwi merece destaque não pelo tamanho do seu bebê, mas sim por seu ovo: os kiwis colocam ovos que correspondem a um quarto do seu peso corporal! Seria o mesmo que uma mulher de 60 kg ter um bebê de 15 kg.

Mas qual é o motivo de um pássaro tão pequeno ter um ovo tão grande? Há uma teoria que diz que os kiwis costumavam ser muito maiores, do tamanho de um avestruz. Porém, com a evolução, o pássaro diminuiu, mas seu ovo não.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: