Bat-recorde: morcego é coroado criatura alada mais rápida da Terra

11/11/2016 às 12:242 min de leitura

Se você tivesse que dar seu palpite sobre os animais com asas mais rápidos do mundo, você certamente pensaria em algum pássaro, possivelmente de grande envergadura, como, digamos, as águias ou os falcões, não é mesmo? Pois talvez você fique surpreso em saber que o título de criatura alada mais rápida do planeta não pertence a uma ave, mas sim a um mamífero!

De acordo com Nick Lavars, do portal New Atlas, um morceguinho pequenino acabou de bater todos os recordes anteriores de velocidade em voo horizontal. O tal morcego é da espécie Tadarida brasiliensis — e curiosamente é conhecido pelos gringos como “morcego brasileiro com cauda de rato”.

Bat-recorde

Segundo Nick, o bichinho pesa cerca de míseros 12 gramas e não passa dos nove centímetros de comprimento. No entanto, quando o assunto é bater suas asinhas (que têm, em média, 28 cm de envergadura), esse “ratinho” alado vira um monstro! Quem descobriu isso foram pesquisadores do Instituto Max Planck, sediado na Alemanha, que instalaram transmissores de rádio minúsculos (pesando 0,5 g) nos morcegos para medir sua velocidade de voo.

"Morcego brasileiro com cauda de rato"

E sabe a quanto esses danadinhos conseguem voar? Espantosos 160 quilômetros por hora — o que deixou os cientistas assombrados. Conforme explicaram, embora os falcões-peregrinos (Falco peregrinus) sejam capazes de alcançar cerca de 320 km/h, eles fazem isso quando “mergulham” durante o voo, o que significa que, além de não estarem batendo as asas, eles ainda têm uma ajudinha providencial da gravidade.

Falcão-peregrino mergulhando

Além dos falcões, os beija-flores também estão entre os ligeirinhos do Reino Animal, batendo velocidades de mais de 97 km/h em seus mergulhos também. No entanto, os morcegos alcançam os 160 km/h “na raça”, enquanto voam na horizontal, batendo suas asas — o que é bem diferente do que acontece durante os mergulhos. O detentor do recorde anterior nesse tipo de voo era o andorinhão-preto (Apus apus), com 112 km/h.

Os pesquisadores também analisaram as leituras realizadas por uma estação meteorológica situada próximo ao local onde os experimentos com os morcegos foram conduzidos, e descartaram a possibilidade de que a velocidade dos animais fosse influenciada pela direção ou força de eventuais correntes de ar.

De acordo com os cientistas, o excelente desempenho dos morceguinhos é resultado da aerodinâmica de seus corpos — que têm formato de projétil — combinada com seu baixo peso e a forma como eles batem suas asas.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: