
Artes/cultura
18/11/2016 às 11:01•2 min de leitura
Depois de vermos o pinguim traído sair aos tapas com o amante da esposa, e de sofrer com a iguana sendo perseguida por uma gangue de cobras, nada melhor do que assistir algo mais leve e nada violento — como uma porção de ursos se contorcendo enquanto dão aquela coçadinha esperta nas costas.
O vídeo que você vai assistir abaixo — assim como o da pobre iguana — também foi capturado pela BBC para um dos episódios da série de documentários Planet Earth. No caso do clipe, a equipe de filmagens deixou algumas câmeras espalhadas pelas Montanhas Rochosas Canadenses, em Alberta, com o objetivo de gravar ursos-cinzentos da região. No entanto, o pessoal da BBC certamente não esperava registrar os divertidos momentos a seguir:
De acordo com o narrador do vídeo — o ilustre naturalista britânico Sir David Attenborough — na verdade, tem muito mais coisa acontecendo ali do que uma simples e bela coçada. Segundo Sir David, conforme o clima vai se tornando mais cálido, os ursos-cinzentos começam a procurar formas de se livrar do excesso de pelos acumulados durante o inverno. E, para isso, nada melhor do que a casca áspera de algumas árvores!
Fala que essa sessão de coçadas não parece uma delícia!
Ainda segundo Sir David, algumas árvores parecem ser mais eficientes do que outras para a sessão de esfrega-esfrega, e os ursos aparentemente escolhem as suas favoritas. Alguns inclusive chegam a se deslocar por grandes distâncias para encontrar as suas!
Conforme diz o vídeo, apenas nesse vale onde a equipe da BBC registrou as imagens, existem cerca de 30 ursos-cinzentos, e cada um que se esfrega contra uma determinada árvore deixa um pouco de seu cheirinho ali — o que pode ajudar determinados indivíduos a evitar encontros indesejados ou brigas. Mas, para poder deixar suas marcas, os ursos precisam se empenhar com as coçadas.
Independente das razões “biológicas” para a esfregação generalizada que testemunhamos no vídeo, não deixa de ser divertido ver esses animais que, apesar da aparência fofa, são predadores carnívoros que podem chegar a medir 2,5 metros de altura, pesar mais de 360 quilos e perseguir suas presas a quase 50 quilômetros por hora.