Morte em massa de gnus ajuda a equilibrar ecossistema na África

20/06/2017 às 13:231 min de leitura

O ecossistema Serengueti, na África Oriental, registra a maior migração animal do planeta: anualmente, 1,2 milhão de gnus buscam novos lugares de pastagem cruzando terrenos e rios. Só que essa travessia tem um grande preço, já que milhares de animais morrem afogados no rio Mara, entre a Tanzânia e o Quênia.

Estudos anteriores mostraram que as migrações têm forte impacto nos ecossistemas, mas, pela primeira vez, os cientistas conseguiram determinar a importância dessas milhares de mortes na maior marcha do planeta. Os pesquisadores conseguiram contabilizar que pelo menos 6,2 mil gnus se afogam na travessia do rio Mara, liberando 1,1 mil toneladas de biomassa.

A pesquisa foi coordenada pela bióloga Amanda Subalusky, do Instituto Cay de Estudos de Ecossistema, com sede em Nova York. Foram utilizados relatórios históricos de 2001 a 2010 e feitas pesquisas de campo de 2011 a 2015 para conseguir quantificar o número de animais que sucumbem na jornada.

Impacto humano

A migração dos gnus atrai outras espécies: estima-se que 200 mil zebras e antílopes os acompanham. A morte deles no rio Mara ajuda a equilibrar o ecossistema, liberando nitrogênio terrestre, fósforo e carbono nos rios. Isso contribui para toda a cadeia alimentar aquática.

Cerca de 2% dos gnus mortos também serve de alimento para répteis, principalmente os crocodilos, e aves, como os abutres. O resto acaba virando comida de peixe. O que sobra, permanece liberando nutrientes nas águas do rio Mara por vários anos, sendo arrastados por milhares de quilômetros.

O afogamento em massa afeta apenas 0,5% da população migratória dos gnus, mas serve de alimentos por muito tempo. Isso pode acabar mudando no futuro, já que o avanço humano fez com que as rotas dos animais mudassem. Assim, eles atravessam lugares com águas menos caudalosas e cada vez mais gnus sobrevivem. Qual será o impacto disso no futuro?

É o ciclo sem fiiiiiim

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: